"O mundo é governado por pedófilos." (Stanley Kubrick, segundo Nicole Kidman).
Essa controversa declaração do Diretor de cinema Stanley Kubrick pode ter sido dita por ele, ou não, na realização do filme 'De Olhos Bem Fechados'.
Mas, o que não se pode negar é a realidade social dramatizada no filme, em que o diretor apresenta o que ele entende serem verdades sobre o que podemos chamar aqui, de 'a espiritualidade sexual das elites' do planeta Terra.
Esse filme produzido em 1999, foi o último dirigido por Kubrick, e contou com os atores Tom Cruise e Nicole Kidman como protagonistas da história.
A direção ativa e talentosa de Kubrick traz um Tom Cruise bastante equilibrado na atuação, emocional e autêntico na medida certa, enquanto Nicole brilha ao unir beleza e sensualidade numa interpretação realista das sensações mais íntimas da personagem.
O drama sensual inicia no filme assim que o casal protagonista compartilha os olhares recebidos e dados por eles a outros, num jantar dançante que participaram naquela noite. Os desejos de Nicole deixam Tom Cruise um pouco desnorteado, o que faz ele andar sozinho à noite pelas ruas da cidade, até chegar a uma estranha festa reclusa das Elites de Nova Iorque, EUA.
Para compreender o valor artístico e a técnica primorosa do cinema realizado por Stanley Kubrick a melhor pedida é assistir ao esplendoroso filme, 'Barry Lyndon' (1975).
Agora, pra saber mais sobre o valor do cinema de Kubrick enquanto reflexão critica impactante sobre as realidades sociais da humanidade, pode-se assistir aos poderosos Laranja mecânica (1971) e Nascido para matar (1987).
Nesse contexto, ainda que o filme "De Olhos Bem Fechados" não tenha tido a sua 'edição final' realizada por Kubrick, podemos considerar que a beleza das imagens e o realismo dramático do enredo acerca da 'sexualidade das elites', indica ser este filme um dos mais importantes da carreira do cineasta.
Especialmente, ao refletir corajosamente sobre o modo como a elite político-artística do mundo desenvolve suas experiências sensuais de poder numa comunidade social abusiva da sexualidade do ser.
O filme de Kubrick não trata das possíveis alianças feitas por partidos políticos e artistas, junto do narco-tráfico, e redes de prostituição e pedofilia para moverem em parceria mundial seus projetos de controle da sociedade e economia.
No entanto, ao expor de forma crível e realista no enredo de 'Olhos Bem Fechados', os eventos sexuais comunitários das Elites a partir das necessidades sensuais mais obscuras da humanidade, Stanley Kubrick propõe uma reflexão artística e impactante sobre o protagonismo da sexualidade como vivência da vaidade.
O diretor cria cenas que evidenciam a força corrupta sem limites e a gravidade abusiva das paixões carnais sensuais dos seres humanos, exatamente quando encobertas e estimuladas pelos cidadãos mandatários da sociedade.
Situações sensuais de opressão de mulheres e vulneráveis que são praticadas pelas Elites num clima de evento social corporativo arquitetado por seres vistos como superiores, o que apenas demonstra a bestialidade de seu cotidiano pessoal raso e vazio.
A espiritualidade da sexualidade humana não é um tema fácil para as religiões e filosofias espirituais. Algumas são neutras e outras até investem na sensualidade como uma vivência religiosa ritual.
Grande parte é bastante negativa ou machista, enquanto outras buscam equilibrar a vivência sexual junto de outras sensações e sentimentos comuns aos seres humanos, o que é saudável.
O Cristianismo entende que a vivência sexual saudável é uma experiência íntima gestada na virtude do amor entre um homem e uma mulher, desenvolvida numa relação familiar de compromisso em casamento.
Dessa forma, a proposição religiosa cristã de religar-aproximar a personalidade humana pecaminosa da Pessoa santa-saudável de Deus para mover um tratamento de nossas desgraças, convoca os cristãos a orar o 'Pai Nosso' dia a dia para pedir os bons frutos do Espírito Santo direto na alma.
Especialmente os frutos do amor relacional verdadeiro, como alegria e bondade, fidelidade e domínio próprio, a santidade e finalmente, o amor: que é benigno e paciente, não maltrata nem guarda rancor, mas sofre, espera e suporta.
Essa é a única forma dos seres humanos vencerem mediante o poder superior do amor natural divino a corrupção das libertárias paixões carnais humanas ou, caso contrário, as consequências pessoais e familiares, parentais e comunitárias, sociais e políticas para a humanidade em todo o mundo serão incontroláveis e terriveis! Bom filme.
autor. Ivan Santos Rüppell Júnior é professor de ciências da religião, e publicou o livro, Resenhas espirituais de meditações cinematográficas, edit. Dialética, 2020.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário