TEXTO Bíblico Base: "Nada faz sentido", diz o Mestre. "Nada faz o menor sentido."... Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece a mesma. O sol nasce, o sol se põe e, logo, retorna a seu lugar para nascer outra vez... A história simplesmente se repete. O que foi feito antes será feito outra vez. Nada debaixo do sol é realmente novo." (Eclesiastes 1. 2-9)
MEDITAÇÃO. O Sábio Salomão está explicando que a existência humana será quase sem razão, se quisermos achar sentido pra vida olhando somente pra natureza ou pra história. Precisamos pensar também em toda a espiritualidade de Deus.
Sobre esse tema tão amplo, Salomão avisa a maneira em que Deus irá trazer transcendência e luz pra nossa vida comum. Dá uma olhada: "Nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo pra tudo! Há hora de nascer..., hora de curar..., hora de chorar e de rir, hora de lamentar e de se alegrar, hora de se afastar..., hora de contar as perdas..., hora de consertar..., hora de falar..." (Eclesiastes 3. 1-8).
Então, enquanto ficamos atentos com a importante vida cultural que temos diante de nós a cada dia, como estudo e trabalho, economia e política, artes e lazer, liberdades e democracia, bem, devemos lembrar que no decorrer de tudo isso, sempre haverá "tempo pra tudo que existe debaixo do céu". Portanto, em meio às repetições e novidades de cada dia, faça Deus conhecer as suas angústias através da oração, logo de manhã, pra que Ele possa encher de paz o seu coração. E depois, "saia" e lute pra "viver" o necessário que o cotidiano cultural movimenta. Sem jamais ignorar os "tempos" existenciais que Deus segue criando dia a dia na história e em nossos corações, com os momentos de viver e morrer, rir e chorar, ganhar e perder, abraçar e se afastar.
Guardando sempre o conselho essencial da boa espiritualidade divina (religião) cristã, conforme ensina o sábio: "Também conclui que o que Deus fez, feito está, não há o que pôr nem tirar. Deus fez. Ponto final. Então, é melhor parar de questionar e adorar a Deus, em santo temor." (Eclesiastes 3. 14). ORAÇÃO. Santo Deus e Pai Nosso que está nos céus. Santificado seja o teu Nome. Que venha o seu reino e seja feita a sua vontade sobre nós. Pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!
Autor. Ivan Santos Rüppell Júnior é professor de ciências da religião e teologia.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário