sexta-feira, 2 de abril de 2021

A Espiritualidade da RESSURREIÇÃO de Jesus de Nazaré!

Ao refletir sobre a Espiritualidade da Ressurreição de Jesus, há algo importante que devemos prestar atenção: “os discípulos de Jesus começam a compreender a lógica do que ocorrera: se Jesus está vivo, significa que a morte não é todo-poderosa e que o pecado... não precisa arruinar a vida humana para sempre, pois pode ser perdoado. Tudo que o cristianismo professa sobre Deus – perdão, salvação e transformação – depende da Ressurreição de Jesus. Como diz Paulo em 1 Coríntios 15.14, “se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês tem.”(o Livro da Bíblia). E para complementar esse conhecimento, segue o comentário da Bíblia de Genebra do tema: “Jesus foi “o primeiro da ressurreição dos mortos”, tendo ressuscitado como nosso representante. Sua ressurreição levou à nossa ressurreição espiritual e, ao mesmo tempo, garante que nossos corpos serão ressuscitados. Esta passagem afirma um dos mais profundos ensinos paulinos – a nossa dupla solidariedade com o primeiro homem, Adão, e com o último homem, Cristo. Em virtude de nossa humanidade, estamos unidos com Adão em nossa presente existência natural, no pecado e na morte; em virtude da nossa fé, estamos unidos com Cristo na existência espiritual, na justiça e na vida eterna que ainda virá.”(p 1366, 1999). Ao pensar na Espiritualidade da Ressurreição, meditamos sobre o conhecimento mais profundo da Existência da Humanidade, seguindo o livro de sabedoria de Eclesiastes, em que o Sábio Salomão diz sua famosa declaração: “Vaidade de vaidades. Nada faz sentido!”(1.2), sendo algo que o comentarista bíblico John Stott vai refletir, assim: “se a realidade está restrita ao espaço, e o esforço do homem debaixo do sol é inútil e sem nenhuma perspectiva acima ou além sol, então novamente “nada faz sentido” e “tudo é inútil, é correr atrás do vento!”... Somente Deus pode dar significado à vida, porque só ele pode suprir o que está faltando. Deus adiciona eternidade ao tempo, e transcendência ao espaço. É por isso que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, pois a sabedoria começa com um humilde reconhecimento da realidade de Deus.”(p 86, 2007). Observe que esta “realidade de Deus” que a Bíblia busca revelar aos homens, trata do perdão e da presença de Deus conosco hoje em dia, para que mudemos de vida, e trata também da Ressurreição da Humanidade na continuidade da existência. Sendo que o conhecimento do novo destino da humanidade inicia na Ressurreição de Jesus, já que Paulo considera a Ressurreição como a prova factual de que a mensagem de Jesus como Salvador dos homens é verdadeira, pois sua vitória sobre a morte se torna uma experiência histórica para ser compartilhada com os cristãos; que são os homens e mulheres que creem no que Jesus realizou! Agora, veja que interessante, pois, ao olhar para a vida de Jesus nos 40 dias em que Ele viveu na terra após a ressurreição, nós podemos aprender sobre como iremos viver na eternidade, já que a Ressurreição foi uma transformação da própria humanidade de Jesus, sendo algo que o tornou capaz de aparecer e desaparecer, e também se mover invisível de um lugar para outro, conforme está descrito em Lucas 24.31-36. O que houve foi que ocorreu uma renovação do corpo humano na Pessoa de Jesus, que se tornou um corpo glorificado pelo poder de Deus, vindo a se tornar um corpo transformado que não sofreria e nem estaria sujeito à morte. O apóstolo Paulo descreve algumas características dessa transformação que irá ocorrer no corpo da espécie humana, quando viermos a existir na Ressurreição da Humanidade: “nosso corpo é enterrado em desonra, mas ressuscitará em glória... É enterrado como corpo humano natural, mas ressuscitará como corpo espiritual. Pois, assim como há corpos naturais, também há corpos espirituais. As Escrituras dizem: “o primeiro homem, Adão, se tornou ser vivo”. Mas o último Adão é espírito que dá vida. Primeiro vem o corpo natural, depois o corpo espiritual. O primeiro homem foi feito do pó da terra, enquanto o segundo homem veio do céu... Da mesma forma que agora somos como o homem terreno, algum dia seremos como o homem celestial... Então, quando nosso corpo mortal tiver sido transformado em corpo imortal, se cumprirá a passagem das Escrituras que diz: “Finalmente foi a Morte derrotada pela Vida! Ó morte, não está agora vencida? Ó morte, quem temerá a que era temida?”(*)." (1 Cor. 15.35-44). Segue um comentário da Bíblia de Genebra que esclarece esse conhecimento: “Há uma continuidade entre o corpo mortal e o corpo imortal. Jesus ressurgiu com o mesmo corpo com que morreu. Paulo compara o corpo mortal e o corpo da ressurreição com uma semente e a planta que dele brota. Embora haja continuidade, há também descontinuidade. Nosso corpo atual, como o de Adão, é natural e terreno, sujeito à fraqueza e à morte. O corpo da ressurreição, como o de Cristo, será espiritual, criado e sustentado pelo Espírito Santo, e pertencerá à ordem celestial, eterna e imperecível”. (conf. 1 Cor. 15.45-54). É possível visualizar a futura continuidade entre nosso corpo atual e o corpo transformado da Ressurreição, quando olhamos para Jesus diante de Maria Madalena na saída do sepulcro ou junto dos dois discípulos indo para Emaús, e até diante dos discípulos na tarde do primeiro Domingo de Páscoa. Afinal, nestas ocasiões todos demoram pra perceber que Jesus era Jesus, já que havia algo diferente nele. No entanto, Jesus vai e mostra as marcas dos pregos nas mãos e quando fala diretamente aos discípulos, eles são logo iluminados e o reconhecem, sendo que a Personalidade de Jesus está intacta e ele sabe tudo que aconteceu, e ainda conhece bem cada um dos discípulos com quem conviveu antes de sua morte e ressurreição. E assim será conosco, pois descobrimos na Ressurreição de Jesus que a nossa Personalidade e Consciência, a nossa história de vida e familiares, amigos e todos que conhecemos nesta época de nossa existência, bem, tudo isto permanecerá em nosso espírito, até o dia em que junto de Deus Pai, Filho e Espírito Santo na Ressurreição dos mortos, estivermos todos vivendo um novo período da História, que será também um momento definitivo, conforme a nossa Fé em Jesus Cristo. Feliz Páscoa da Ressurreição! Referências: Bíblia A Mensagem, 1 Coríntios 15.55(*). Bíblia de Genebra, São Paulo, 1999. Bíblia Sagrada NVT, São Paulo 2016. O Livro da Bíblia, Globo Livros, São Paulo, 2018. John Stott, a bíblia toda o ano todo, Edit Ultimato, 2007. p/ Ivan Santos Rüppell Júnior

Um comentário:

  1. Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém.
    Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.
    Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles,
    Lucas 24:13-15

    Jesus ressuscitou e vive para sempre, convidando incrédulos, inclusive "antigo eu", a caminhar juntos o único caminho que nos leva à Glória do Pai Eterno e faz com que homens entendam a propósito da vida.

    ResponderExcluir