A Espiritualidade que faz tudo dar certo pois não tenho tempo a perder, também é aquela que faz o Universo inteiro conspirar pra que tudo de bom aconteça comigo, certo?
E até o Apóstolo São Paulo parece participar dessa conspiração de bons propósitos, pois ensinou que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", tá entendendo?
Bem, mais ou menos.
O negócio é que a proposta essencial desta ideia espiritual indica que devemos deixar a vida nos levar pelo movimento "energetico" de um mundo inconsciente, entende? Algo que é praticamente uma negação da nossa natureza humana mais básica, gente. É vero perceber isso, sim.
Afinal, o Universo não é consciente, como a gente é. O mundo não é um ser praticante de sensibilidades, como nós somos. E os ventos e tempestades não tem capacidades orientadas e controláveis, como nós temos, aqui, lá e em todo lugar. Pense nisso!
Eis a razão pela qual assumir que movimentos irracionais do Universo e atos inconscientes da natureza ocorrem somente pra fazer algo de bom pra você e pra mim; bem, acaba por se tornar um projeto de vida que despreza o que de melhor você e eu temos neste mundo, uai.
Que é exatamente a (bela) condição e a (linda) capacidade de gerenciar intelectualmente os passos da nossa alma neste corpo vivente que hoje respira no planeta Terra, sim.
A situação é séria demais pra não ser motivo de uma boa reflexão, pois é a tua vida real que está em jogo, por aqui, de verdade.
Será que você vai entregar assim de bandeja para o ocaso do acaso teus sentimentos e projeções - lutando para acreditar, por alguns minutos que sejam, que "tudo" vai dar mesmo certo, lá no final? E não esqueça que ainda tem o "durante"?
Cuidado! Lembre que a promessa do Apóstolo Paulo é bem diferente do que confiar que o Universo vai se mover ao teu bel prazer, cara.
Vamos refletir um pouco no que ele disse: "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" é uma convocação e desafio pra confiar no Deus Pai onisciente (sabe tudo), onipresente (de tudo participa) e onipotente (tudo pode).
Isto significa, só pra começar, que Deus é uma Pessoa; bastante racional e consciente. Mas que vai muito além disso, pois Ele tem uma personalidade coerente e determinada por suas razões e planos, sentimentos e ações, todos inteligentes demais pra serem, irracionais.
Eis um bom motivo pra você não negar desse jeito tua própria natureza humana racional, só pra deixar pra lá tua consciência espiritual inteligente, bem na hora (fundamental) de escolher os projetos e pessoas que irão construir tua história, meu rapaz...
Melhor mesmo é logo encarar essa vida diária que urge bem diante de nós, buscando princípios e exemplos que revelam que até as longas decisões surpreendentes sempre realizam mais que rápidos abandonos inconscientes.
Pois, afinal, o objetivo por aqui é fazer tua vida andar realmente pra frente, certo?
Cuide bem da tua (humana) Espiritualidade, então!
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário