sexta-feira, 1 de maio de 2020

A espiritualidade da OPRESSÃO!

A espiritualidade da Opressão é aquela experiência do ser humano em que seus pensamentos e emoções se tornam insuportáveis em razão do contato de um ser espiritual maligno conosco. A singularidade dessa experiência de vida está no fato de que a "espiritualidade da opressão" ocorre inicialmente em nosso espírito, pra somente depois chegar em nossa mente e sentimentos, até alcançar o corpo físico. Veja que a experiência de opressão espiritual não significa que um espírito maligno invadiu seu corpo ou está possuindo sua alma, não é isto. No entanto, é uma situação em que os demônios não estão somente rodeando você como leões pra te devorar, mas sim, significa que eles encontraram alguma ocorrência de sua vida pra atuar diretamente no seu espírito, até desequilibrar toda sua personalidade. O fato é que os demônios não estão dentro de você quando você passa por essa grave experiência espiritual. Mas, você precisa saber que eles não irão se afastar tão facilmente, pois encontraram uma maneira de "tocar" a sua personalidade, desde a sua alma. O salmista Davi experimentou uma opressão espiritual que trazia grande cansaço e desânimo à sua pessoa, além de dores físicas bastante graves. E o motivo era a distância que ele estava da pessoa de Deus, pois seus pecados continuados o afastavam constantemente da presença do Senhor. (Salmo 32). E a gente fica distante de Deus de duas formas: ou fazendo o contrário do que Ele faz, ou por sermos autossuficientes perante Ele, sendo que ambas as situações serão aproveitadas pelos espíritos malignos pra nos oprimir. Por isso mesmo que o apóstolo Tiago foi direto ao ponto quando resolveu ensinar como podemos nos livrar das opressões espirituais que sequer vemos: "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês." (Tiago 4.7-8). Seu conselho complementa a vivência de Davi no salmo 32, orientando que devemos nos submeter aos princípios de Deus e mandamentos das leis de Cristo, pois somente desta forma o nosso espírito, pensamentos e emoções serão libertos dos espíritos malignos; já que assim, iremos ficar debaixo da presença do Espírito Santo, que é mais forte que os demônios. O apóstolo Paulo esclareceu quais atividades religiosas devemos praticar se quisermos resistir ao diabo pra ficar perto de Deus. Ele disse que os espíritos malignos procuram causar males constantes ao nosso espírito e corpo através de negociatas e ataques espirituais que não vemos ou percebemos; algo que o apóstolo denominou de "batalha espiritual", e que somente pode ser vencida através da "armadura de Deus": "Em todas as situações levantem o escudo da fé, para deter as flechas de fogo do maligno. Usem a salvação como capacete e empunhem a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões." (Efésios 6. 16-18). Como eu havia dito no início do texto, a espiritualidade da opressão começa no espírito da gente, algo que tem uma relação direta com a nossa consciência; já que somos a única espécie criada com espírito e racionalidade, à imagem e semelhança de Deus. Daí que a principal arma de defesa contra o ataque dos espíritos malignos requer que eu coloque na cabeça (mente) "a salvação como capacete", indicando que eu preciso acreditar que Deus me perdoa assim que percebo meus erros e as consequências de meus pecados, pois os demônios me atacam com acusações até me tornar um culpado desgraçado; enquanto Deus me chama pra receber a graça de seu perdão na presença do Espírito Santo. Tá entendendo? Sim, o início de toda opressão espiritual é estar e continuar afastado de Deus, razão e motivo pra que os espíritos malignos ajam pra me condenar pelos pecados até que eu brigue pra valer com Deus, enquanto Deus Pai age pra me perdoar através da fé no Evangelho (Boas Novas) de Jesus Cristo. Pois os meus pecados fazem separação entre mim e Deus, até deixar meu espírito, mente e coração nas mãos dos demônios, que irão se aproveitar da ocasião pra avisar continuamente que eu não sirvo pra nada mesmo, sendo melhor esquecer a existência e abandonar a esperança... Só que não! Daí a importância da Palavra de Deus, que me oferece a seguinte solução: "Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes." (Efésios 6.13). Então, faça logo as duas petições ensinadas por Jesus na oração do "Pai Nosso", que tratam de nossa independência e atritos diante de Deus, que são: "Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade", e "Perdoa-nos assim como nós perdoamos"; até que você descubra a experiência maior de Davi, que diz: "Como é feliz aquele cuja desobediência é perdoada, cujo pecado é coberto! (...) O Senhor diz: "Eu o guiarei pelo melhor caminho para sua vida, lhe darei conselhos e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou a mula, que não tem entendimento." (Salmo 32. 1 e 8). Eis aqui a principal vivência da boa experiência de livramento da opressão espiritual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário