sexta-feira, 4 de junho de 2021

Meditação Dominical. A PAZ DE DEUS!

TEXTO Bíblico. "Não vivam preocupados (ansiosos e angustiados) com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus." (Carta de Paulo aos Filipenses, 4.6-7). MEDITAÇÃO. A Paz de Deus é maior do que qualquer coisa que esteja acontecendo conosco. A Paz de Deus é superior diante de qualquer sentimento que esteja em nosso coração. A Paz de Deus está acima da capacidade humana de controlar as coisas só pelo esclarecimento e entendimemto da situação. Observe que todos estamos acostumados a acalmar a mente e o coração decidindo o que fazer pra algo dar certo e planejando como resolver a situação; entendendo que desta forma, iremos alcançar a paz! Mas hoje, o importante é prestar atenção para o modo como o Apóstolo Paulo ensina que os Cristãos devem buscar a "Paz de Deus que excede todo entendimento". Pois o Apóstolo orienta que devemos fazer algo que não se entende, e que não resolve objetivamente o problema que está diante de nós. Paulo diz que devemos Orar a Deus! Que devemos dizer para Ele o que está nos preocupando e angustiando! Pois quando estamos orando, também vivenciamos uma conversa relacional com Deus Pai, na qual nós entregamos ao controle d'Ele o nosso coração preocupado e a nossa mente irritada. Tá entendendo? Assim, a oração pra Deus vai resolver primeiro a nossa angústia pessoal. E também vai preparar a nossa personalidade pra conviver de forma saudável com o problema, enquanto também vai nos auxiliar pra que não sejamos nós mesmos, o problema. Paulo ensina que os cristãos devem orar "a Deus pedindo aquilo de que precisam", e devem receber a "Paz de Deus" em oração, para conseguirem ficar tranquilos. A partir daí, e com a mente e o coração entregues nas mãos de Deus, conseguiremos esperar o que virá e o que poderá ser feito adiante em nossas vidas. Após ensinar como devemos guardar a consciência "em Cristo Jesus" através de orações, o Apóstolo também orienta que devemos preencher a nossa mente e coração com "tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável", continuando "a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer." (Fp 4.8-9). ORAÇÃO. Santo Deus e Pai Nosso que está nos céus. Ilumina a nossa alma e aquieta o nosso coração. E não deixe a gente cair em tentação, mas livra-nos do mal. Que venha sobre nós o seu reino e seja feita a sua vontade, hoje, amanhã e sempre. Aumenta a nossa fé e ajuda-nos no dia da angústia. Pedimos a Paz de Deus que não entendemos, mas sabemos que é verdadeira. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia, e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana.

Um comentário:

  1. Muito bom, Amado Irmão! É Palavra de Deus! É disto que precisamos. Nossa Rocha Inabalável. Não é areia movediça. Não são conceitos soltas. É nossa Rocha Habitável. É Refúgio. ÚNICO!

    ResponderExcluir