TEXTO Bíblico: "{...} Associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor."
2 Carta de Pedro, cap. 1. versos 3-7.
MEDITAÇÃO. "Nessa segunda carta Pedro procura recomendar aos seus leitores uma combinação sadia de fé e práticas cristãs. Ele deseja estimular o crescimento cristão, combater falsos ensinos e encorajar a vigilância na segunda vinda de Cristo, o Dia do Senhor." As Virtudes Cristãs da fé e obediência que vão produzir uma vida cristã frutífera para os Filhos de Deus é descrita em atitudes e experiências que irão dar aos Cristãos o conhecimento da Santidade de Deus em suas próprias vidas. Pois o alvo de conhecimento do Cristianismo é a Pessoa de Jesus, ao invés de conhecimentos misteriosos ou místicos que só produzem vaidade intelectual e engano existencial. Todas as vezes que Jesus chama a atenção dos cristãos para estar preparados para a sua volta na Ressurreição dos mortos, Ele avisa que devemos manter a fé e a esperança, praticando as virtudes do Reino de Deus.
ORAÇÃO. Senhor Deus e Pai Nosso que está nos céus. Dá um jeito neste mundo e controla os nossos corações. Venha reinar em nossos desejos e atitudes pela presença do teu Espírito Santo, pra que sejamos discípulos de Jesus, praticando os mandamentos conforme a sua vontade. Amém!
Autor. Ivan S Rüppell Jr é Professor de Ciências da Religião e Teologia. (Referência, comentários. Bíblia de Estudo NVI)
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Glória a Deus
ResponderExcluir