Quando Jesus de Nazaré deseja ensinar a humanidade a confiar em Deus, ele utiliza um aspecto da personalidade humana relacionado com a nossa criação à imagem e semelhança de Deus: "Vocês que são pais, respondam: Se seu filho lhe pedir um peixe, você lhe dará uma cobra?... Portanto, se vocês que são pecadores sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai no céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!" (Lucas. 11.11-13).
Sim, Deus Pai Todo Poderoso resolveu criar os seres humamos com uma capacidade que somente Deus tinha na história, pois nem Anjos, nem os Vinte e Quatro Anciãos e nem os Quatro Seres Viventes são, foram ou serão pais no Universo; só Deus Pai mesmo e os homens. (Apocalipse, cap. 5).
Algo importante pra saber é que os Seres humanos deixaram de ser filhos de Deus Pai lá no início dos tempos, na ocorrência do pecado original em que a humanidade decidiu desobedecer a Deus pela descrença ao invés de confiar pela fé. Assim, Jesus de Nazaré veio não apenas ensinar que Deus é Pai, mas principalmente, veio explicar como é que os Seres humanos se tornam filhos de Deus, de novo. Dá uma olhada: "Pai, Senhor dos céus e da terra, eu te agradeço porque escondeste estas coisas dos que se consideram sábios e instruídos e as revelaste aos que são como crianças. Sim, Pai, foi do teu agrado fazê-lo assim. Meu Pai me confiou todas as coisas. Ninguém conhece verdadeiramente o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece verdadeiramente o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho escolhe revelá-lo." (Mateus 11.25-27).
O teólogo João Calvino explica o modo como a Bíblia revela as personalidades diferentes das Três Pessoas da Trindade, e aqui destacamos alguns aspectos sobre o Santo 'Deus Pai' que está nos Céus: Para a teologia cristã, "há outra característica especial por meio da qual Deus Se faz mais distintamente conhecido a nós. Ele não somente nos diz que é Uno, mas sim que três pessoas devem ser conhecidas e distinguidas n`Ele." Então, preste atenção, pois esse conhecimento é fundamental para todo aquele que deseja realmente conhecer o Deus verdadeiro! Afinal, "quando o autor sagrado chama Cristo de a expressa imagem da pessoa do Pai, sem dúvida atribui ao Pai uma certa subsistência na qual é diferente do Filho (...)". Concluímos, assim, que quando a palavra "Deus" é usada de modo simples e indefinida, ela pertence ao Filho e ao Espírito tão verdadeiramente quanto pertence ao Pai. E quando o Pai é colocado ao lado do Filho, ao falar que o ama ou que o enviou ao mundo, cada pessoa divina se torna distinta em sua subsistência pessoal, diante da outra pessoa." Dessa forma, Jesus estava revelando o maior ato de amor de Deus Pai para com a humanidade, quando Ele enviou Jesus e depois ofereceu o Espírito Santo; tudo para que sejamos filhos de Deus e tenhamos vida, vida em abundância!
É isso. Um feliz e abençoado Dia dos Pais, com Deus Pai!
autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e capelão da Repas.
REFERÊNCIAS: Bíblia NVT, 2020; Bíblia A Mensagem, 2011. CALVINO, João. AS INSTITUTAS DA RELIGIÃO CRISTÃ, Editora Cultura Cristã, SP, 2006. WILES, J. P. Ensino sobre o Cristianismo – uma edição abreviada de AS INSTITUTAS DA RELIGIÃO CRISTÃ, Publicações Evangélicas Selecionadas, São Paulo/SP. (pgs 51 a 71 do Resumo das Institutas de J P Wiles).
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário