João Batista é o último e maior dos Profetas de Israel, pois ele veio apresentar diretamente o Messias de Deus pra Humanidade.
O Profeta João veio "preparar o caminho" do Senhor", e fez isto limpando o terreno da alma para a boa plantação da semente do Evangelho - que é o único conhecimento capaz de fazer os seres humanos encontrarem o Messias na História.
João então começou a ministrar o batismo nas águas para o perdão e purificação dos pecados dos homens, limpando o coração das pessoas pra receber os conceitos e valores, atitudes e sentimentos de 'novidades de vida' - que Jesus o Cristo estava vindo ministrar direto na personalidade dos seres humanos.
Nesta situação chamada de 'plenitude dos tempos', surgiu uma inveja santa cheia de vaidade religiosa no coração dos líderes da igreja da época.
Algo que gerou até uma competição eclesiástica entre os discípulos de João Batista diante da pessoa de Jesus de Nazaré, vejam só.
Os discípulos de João lhe disseram: "Rabi, o homem que o senhor encontrou no outro lado do rio Jordão... também está batizando...
João respondeu: "Ninguém pode receber coisa alguma, a menos que lhe seja concedida do céu." (João 3.26-27).
Para concluir a questão, o Profeta João Batista fez uma das declarações mais profundas e transcendentes para explicar todos os mistérios entre os céus, a terra e o ar, ao esclarecer a realidade histórica do Natal neste planeta - o Nascimento de Jesus Cristo: "Aquele que veio do alto é superior a todos. Nós somos da terra e falamos coisas terrenas, mas ele veio do céu e é superior a todos... Todo aquele que aceita seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. Pois ele foi enviado por Deus e fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá, sem limites, o Espírito." (João 3.31-34).
autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
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