"O Pai tem vida em si mesmo, e concedeu ao Filho igual poder de dar vida, e lhe deu autoridade para julgar a todos, porque ele é o Filho do Homem." (Evang. de João, cap. 5. 26-27).
O Apóstolo João entende que Jesus de Nazaré realiza obras divinas milagrosas aqui no planeta Terra com o objetivo de confirmar a sua autoridade como o Messias de Deus.
E as palavras de Deus ditas por Jesus para explicar as obras que faz revelam a novidade extraordinária da chegada do Reino dos Céus aqui em nosso planeta - uma obra verdadeiramente messiânica.
Assim, o Reino de Deus chega ao mundo para ocupar o seu espaço devido no planeta através daquele que é o próprio Rei dos Céus, Jesus de Nazaré.
A liderança religiosa de Jesus como Profeta, Rei e Sacerdote - o Messias, apresenta aos seres humanos que o reino dos céus é um reino que avança no mundo terreno de maneira religiosa, pra fazer uma religação entre a humanidade e a Pessoa de Deus.
E assim o reino de Deus vai ocupando espaço neste mundo, atuando primeiro no coração das pessoas, ao atrair a humanidade para Deus através das palavras e obras divinas que o Messias ministra no planeta.
Jesus explica que todas as obras que Ele faz são feitas pelo próprio Deus em nosso mundo - pois o Pai confiou ao Filho toda autoridade para realizar as obras necessárias para implantar o reino divino na história.
Assim, quando Jesus cura o filho de um oficial do rei de uma enfermidade mortal, Ele também afirma que o Messias reina entre os homens com a capacidade de livrar a humanidade das doenças que matam os seres humanos; com uma só palavra de Deus: 'Volte', disse Jesus, 'Seu filho viverá'." (João, cap. 4.50).
E logo que Jesus cura o paralítico que passou 38 anos incapacitado e doente, tendo uma existência limitada e dolorosa no planeta, Ele afirma que o Messias reina junto aos homens para libertar a nossa raça da opressão das dores e da condenação da rebeldia do pecado; com uma só palavra de Deus: "Jesus lhe disse: 'Levante-se, pegue a sua maca e ande'." (João, cap. 5.8).
Para um bom conhecimento do que estava acontecendo no mundo e na vida dos seres humanos com a vinda de Jesus ao mundo, o apóstolo Paulo deu a mais objetiva declaração sobre o Reino do Messias estabelecido por Deus Todo Poderoso na história dos homens, diferenciando da obra de rebeldia promovida pelo demônio Satanás: "Ele nos resgatou do poder das trevas e nos trouxe para o reino de seu Filho amado, que comprou nossa liberdade e perdoou nossos pecados." (Colossenses, cap. 1. 13).
Feliz Natal!
autor: Ivan Santos Rüppell Junior é professor de ciências da religião e teologia.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário