sábado, 9 de janeiro de 2021

A ORAÇÃO ESSENCIAL DOS CRISTÃOS SEMPRE!

A Oração que deveria unir os Cristãos bíblicos nesta década de 20 é a petição dada por Paulo a Timóteo para que haja uma Intercessão vigorosa pelas Autoridades públicas, a fim de que o Povo de Deus tenha "uma vida pacífica e tranquila", com liberdade religiosa na sociedade para anunciar o Evangelho. Pois "isso é bom e agrada a Deus, nosso Salvador, cujo desejo é que todos sejam salvos e conheçam a verdade."* Especialmente neste tempo da história em que até o Natal do Messias Jesus passa por uma experiência de cancelamento cultural na sociedade. Afinal, o entendimento racional e o anúncio social de que o Natal trata do nascimento de Jesus é tão somente uma declaração histórica fidedigna da parte da humanidade, revelando nossa natureza consciente diante da realidade, sendo algo essencial na manutenção de nossa personalidade intelectual. Enfim, faz-se importante recordar que a Intercessão é a primeira atitude religiosa dos Cristãos, ao perceber que as Autoridades se desviam dos princípios Civis e Sociais dados por Jesus e os Apóstolos Paulo e Pedro*; seja porque desejam interferir na Igreja, seja porque querem limitar ou impedir o anúncio da mensagem do Evangelho na sociedade e ambiente público. E o propósito da Intercessão por Autoridades é para que o povo de Deus tenha vida pacífica e tranquila na hora de propagar a Palavra, já que a Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Esse é um princípio revelador de que não há nada mais importante na história do que informar toda humanidade da mensagem que irá capacitar o mundo a ter fé. Que é o conhecimento do Evangelho! Ponto. Pensando na importância da oração aos cristãos, Timothy Keller ensina que os dois pedidos iniciais do "Pai Nosso", são as petições para Deus "endireitar o mundo ("venha o teu reino") e alinhar nosso coração a Deus ("seja feita a tua vontade")"; pois "toda oração é também um meio de olhar para fora e participar com Deus de sua obra no mundo". Sendo essa a razão porque é essencial que o povo de Deus assuma a prática de intercessões "tanto pela igreja quanto pelo mundo. Pensando na igreja, ore por sua vitalidade, proteção e fidelidade. No mundo, ore para que haja paz em vez de guerra e conflito; prosperidade em vez de pobreza e fome; liberdade em vez de tirania e escravidão; ore pela virtude dos líderes e pela saúde das sociedades."* Pois o povo Cristão não deve esquecer que enquanto Deus sara as enfermidades das águas amargas e alimenta seus filhos com codornas e pão do céu, além de oferecer o descanso do Sábado e dar-lhes continuamente a Água da vida, também haverá sempre inimigos espirituais e humanos buscando impedir o avanço do conhecimento do Reino de Deus e de sua Luz nas trevas. Algo que aprendemos no exemplo da intercessão fundamental de Moisés pelo Reino de Deus, pois "enquanto Moisés mantinha os braços erguidos, os israelitas tinham a vantagem. Quando abaixava os braços, a vantagem era dos amalequitas."* Portanto, a década de 20 já tem sua Oração capaz de unir e aproximar todo verdadeiro povo de Deus, juntamente, é claro, com a Petição inicial diária dos fiéis do Messias: "Nosso Pai do céu, Revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Faz o que é melhor - tanto aí em cima quanto aqui em baixo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo. Tu estás no comando! Tu podes fazer tudo o que quiseres! Tua beleza é fascinante! Amém. Amém. Amém." Quê Deus Pai abençoe o povo cristão no compromisso de Orações e Intercessões em favor do Evangelho e pela liberdade religiosa na sociedade! *Referências bíblicas e citações: (*1 Timóteo 2.1-6) (*Lucas 20.25, Romanos 13.1-7, 1Pedro 2.13-17) (*Keller, Timothy. Oração, experimentando intimidade com Deus. São Paulo, Vida Nova, 2016, p 217-226) (*Êxodo 17.11, Êxodo capítulos 15-17) (*Mateus 6.9-13, Bíblia "A Mensagem"). Autor. Ivan Santos Rüppell Júnior é Professor de Ciências da Religião e Teologia, Capelão Escolar e Social.

3 comentários:

  1. Gênesis 39:20-21
    Ele agarrou José e o pôs na cadeia onde ficavam os presos do rei. E José ficou ali. Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro.

    Em qualquer situação Deus está com quem O busca e tem a fé nEle. Nós, como carta de Cristo, anunciamos o evangelho em qualquer situação por alguma maneira.

    2 Coríntios 3:3
    Sim, é claro que vocês são uma carta escrita pelo próprio Cristo e entregue por nós. Ela não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; ela não está gravada em placas de pedra, mas em corações humanos.




    ResponderExcluir
  2. Jesus Rei das Nações...Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9.6

    ResponderExcluir
  3. Amém! A EMUNÁ - Fidelidade de Deus e fé também humana. No Exaltado e Absolutamente Único Nome do SENHOR JESUS CRISTO. AleluYá!!!

    ResponderExcluir