Pular para o conteúdo principal

AS PROFECIAS DO EVANGELHO E A FALTA DE FÉ DA HUMANIDADE!

O Evangelho de Jesus de Nazaré jamais foi e nunca será uma mensagem fácil pra humanidade crer e entender! Os religiosos mais dedicados esperavam ver milagres maiores e definitivos diante da realidade pecaminosa do mundo, e os intelectuais aguardavam uma solução coerente e racional conforme a promessa que anuncia uma vitória conclusiva sobre o mal na existência; enquanto isso, "Deus usou a loucura da nossa pregação para salvar os que creem", segundo o Apóstolo Paulo, pois "quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice."* Mas, não são somente os homens que tem atitudes complexas ao tratar com a Palavra do Evangelho, pois o próprio Senhor Jesus decidiu Profetizar o Evangelho por meio de Parábolas, conforme Mateus 13.35: "Eu lhes falarei por meio de parábolas; explicarei coisas escondidas desde a criação do mundo." Você sabe que uma Profecia não é só uma palavra de Deus que traz revelações sobre o futuro, pois, na verdade, toda Palavra de Deus anunciada aos homens é sempre uma Profecia; e, no caso das parábolas, são um método de ensino que "ocultavam a verdade e a revelavam ao mesmo tempo", segundo John Stott.* E assim, Jesus de Nazaré decidiu anunciar o Evangelho especialmente através de parábolas, que são um meio de instrução utilizado para manter em "suspense" os ouvintes, já que "eles olham, mas não veem; escutam, mas não ouvem nem entendem."* Pronto, agora até Jesus está complicando o que já não é fácil, não é mesmo? Na verdade, Jesus não veio pra complicar, mas, Ele também não veio enganar ou só de passagem. No entanto, o fato de Jesus usar parábolas de maneira constante e crescente fez até os díscipulos perguntarem: "Por que o senhor usa parábolas quando fala ao povo?"* O negócio é que diante de uma humanidade que aguardava um sinal milagroso definitivo ou uma realização visível compreensível, não adiantaria Jesus anunciar direto que "o Filho do Homem será traído e entregue em mãos humanas. Será morto, mas no terceiro dia ressuscitará"; pois ao ouvir isso, até os "díscipulos se encheram de tristeza."* Tá entendendo? Então, para se adaptar às dificuldades e incapacidades da humanidade, e para manter a veracidade e profundidade do Evangelho foi que Jesus decidiu anunciar o Amor de Deus que salva o pecador utilizando as "Profecias do Evangelho", as Parábolas! John Stott explica bem este ponto, quando esclarece que as parábolas "tinham a intenção de levar seus ouvintes a algum tipo de decisão", e por isso mesmo, elas "ocultavam a verdade e a revelavam ao mesmo tempo", já que, ao demonstrar a dificuldade das pessoas para entender o Evangelho, Jesus também revelava que esta falta de compreensão era consequência dos homens terem os corações endurecidos e fechados para receber a mensagem do Amor desafiador de Deus.* É isso! Sabendo que a Humanidade ficaria com os "dois pés" atrás pra reagir a uma Mensagem que somente oferece Perdão pra quem se Arrepende de continuar vivendo a vida do jeito que bem quer; então, Jesus de Nazaré escolheu um método de ensino que iria promover surpresas e indagações, reflexões e dúvidas constantes na alma do cidadão, quando ele fosse definir rápida e humanamente o que fazer com a mensagem do Evangelho que tinha acabado de receber. Sim, Jesus dá um jeito de ensinar o Amor de Deus de um modo que a Humanidade que luta pra não aceitar a Mensagem que a desafia para sempre mudar; também não conseguiria logo esquecer ou negar aquilo que acabou de ouvir. Pois a "Palavra do Amor" de Deus irá "embrulhar" no estômago do cidadão até ele perceber que não vai ser fácil enganar a insatisfação existencial que carrega consigo, até saber que as dores e o vazio da alma são consequências dos hábitos de uma vida distante dos mandamentos de Deus. Eita! O bom dessa situação toda é que Jesus esclarece que todos nós que estamos lendo este texto estamos perto de sermos bem aventurados, conforme esclarece aos discípulos que decidiram ir atrás pra saber melhor sobre o que Ele dizia, e por isso, ouviram: "Felizes, porém, são seus olhos, pois eles veem; e seus ouvidos, pois eles ouvem."* Afinal, todo aquele que busca o ensino e a presença de Jesus de Nazaré pra valer, irá receber a resposta de que "a vocês é permitido entender os segredos do reino dos céus... pois ao que tem, mais lhe será dado, e terá em grande quantia; mas do que nada tem, até o que tem lhe será tirado."* E que 2021 seja um ano bem-aventurado pra você! REFERÊNCIAS: (1Coríntios 1.21-23) (Stott, John. A Bíblia toda o ano todo. Viçosa, MG, Editora Ultimato, 2007, p 183) (Mateus 13.13) (Mateus 13.10)(Mateus 18.22-23) (Stott, John. 2007, p 183) (Mateus 13.16) (Mateus 13.11-12). p/ Ivan S Rüppell Jr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍMBOLOS DE FÉ DA IPB. Aula 3. Teologia e Contexto Histórico.

Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...

SÍMBOLOS DE FÉ. Aula 5. IPB.

Esse texto contém apenas citações de um livro dedicado ao conteúdo informativo sobre a história e temas teológicos da Igreja Presbiteriana do Brasil: NASCIMENTO, Adão Carlos, e MATOS, Alderi Souza de. O que todo presbiteriano inteligente deve saber. Santa Bárbara do Oeste, SP : SOCEP Editora, 2007. Este resumo de citações é de uso exclusivo para utilização em aulas do SPS, no objetivo de definir contextos e entendimentos importantes acerca da Disciplina Símbolos de Fé de Westminster. "QUEM SOMOS. A Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB - é uma federação de igrejas que tem em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Suas origens mais remotas encontram-se nas reformas protestantes suiça e escocesa, no século 16, lideradas por...

REFORMA PROTESTANTE. Teologia e Doutrinas.

Esse texto traz um resumo abreviado com citações, de artigo publicado pelo teólogo protestante Franklin Ferreira, no jornal gazeta do povo, Curitiba PR: 'Os temas centrais da Reforma Protestante'. O teólogo, diretor de seminário e pastor Franklin Ferreira graduou-se em teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo pós graduação na Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, sendo autor de diversos livros, dentre eles; 'A Igreja Cristã na história', 'Contra a Idolatria do Estado', 'O Credo dos Apóstolos'; e publica periodicamente no jornal gazeta do povo. TEXTO. O artigo 'Os temas centrais da Reforma Protestante' foi publicado em 25/10/2021, quando da celebração de 504 anos da Reforma Protestante iniciada no século 16. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu publicidade na Igreja do Castelo de Wittenberg, às suas 95 teses do 'De...