sexta-feira, 14 de maio de 2021

PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO. Meditação de Domingo.

MEDITAÇÃO BÍBLICA E REFLEXÃO DOMINICAL. Meditação. "Quando se aproximava de Damasco, de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu no chão e ouviu uma voz lhe dizer: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?" "Quem és tu, Senhor?", perguntou Saulo. E a voz respondeu: "Sou Jesus, a quem você persegue! Agora levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que fazer". (Atos 9.3-6). Conforme o comentário da Bíblia de Genebra, o Apóstolo Paulo "não tinha tido um sonho ou uma visão, mas tinha visto o Senhor", pois essa experiência é narrada como um encontro dele diante da Pessoa do Jesus Ressuscitado. Algo que faz recordar os discípulos a caminho de Emaús e o encontro de Jesus com Pedro e João na praia, ambos após a ressurreição. E Paulo vai além nessa descrição sobre seu relacionamento com Jesus, ao dizer que não aprendeu as Boas Novas do Evangelho de homem algum, mas, "ao contrário, eu a recebi por revelação de Jesus Cristo." (Gálatas 1.12). Um resultado desse forte chamado é que "em pouco tempo, Paulo é um dos mais eloquentes pregadores de sua nova comunidade", sendo que nesta nova vida do Apóstolo, vemos que, "como no restante da Bíblia, Deus trabalha por sinais e maravilhas, mas também pelo sofrimento, conforme diz: "Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome."(*) (Atos 9.15-16). E nessa meditação sobre como conhecer e seguir a Cristo, aproveito para indicar pra você assistir ao filme, "Paulo, Apóstolo de Cristo", (drama, 2018, EUA), que está disponível na Netflix, com um real e espiritual relato do início da Igreja cristã e do final da vida de Paulo. Reflexão. Paulo explica na carta aos Gálatas 1.15, o modo como a sua conversão foi uma obra de Deus: "contudo, ainda antes de eu nascer, Deus me escolheu e me chamou por sua graça". Pois conforme a Palavra de Deus, a Fé é um dom dado pelo Senhor, que nos capacita a olhar pra Jesus e crer no seu Evangelho. Pensando nisso, como a sua fé em Jesus e a sua caminhada com Deus tem se desenvolvido? Você passa por desafios e sofrimentos, e também tem conseguido se preocupar com o destino e vida eterna do próximo? ORAÇÃO. Querido Deus e Pai Nosso que está nos céus, que venha sobre a minha vida o seu reino e seja feita a sua vontade em minha história. Ajuda-me a conhecer e praticar o Evangelho de Jesus no dia a dia, e fortalece a minha fé! (Referências: (*) o Livro da Bíblia, Tammi J. Schneider, São Paulo: Globo Livros, 2018). Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Teologia e Ciências da Religião, Capelão escolar e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário