sexta-feira, 24 de setembro de 2021

MEDITAÇÃO DOMINICAL. A Conversão DE AGOSTINHO.

TEXTO Bíblico: "Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?". (Mateus 16. 24-26). MEDITAÇÃO: A conversão do maior filósofo do Cristianismo ocorreu em meio a uma tensão entre os desejos naturais e as buscas espirituais do homem, conforme vemos na seguinte declaração: "Senhor, torna-me casto, mas não agora", disse o intelectual que flertava com o cristianismo - e com muitas outras coisas, também. Depois de se entregar a Deus, esse homem se tornaria um dos mais influentes escritores que a igreja já conheceu. Esse homem complexo era Aurelius Augustinus, mais conhecido por Agostinho. Nasceu em 354, filho de mãe cristã, Mônica, e de pai pagão, Patrício, que era oficial romano. (...) Agostinho olharia para seus dias passados (na adolescência) com aversão. Na obra chamada "Confissões", comenta: "Cheguei a Cartago, onde um caldeirão de amores profanos estava chiando e borbulhando ao meu redor." (...) Quando leu Romanos 13.13-14, as palavras de Paulo que versam sobre o revestir-se do Senhor Jesus em vez de deleitar-se com os prazeres pecaminosos tocaram profundamente seu coração, e Agostinho creu: "Foi como se a luz da fé inundasse meu coração e todas as trevas da dúvida tivessem sido dissipadas." (...) Agostinho não apenas desafiou a heresia (dos que diziam que escolher a Deus era uma opção do homem, ao invés de ser um chamado e graça dadas por Deus), mas, em sua obra Confissões, descreveu sua busca espiritual, talvez, a primeira autobiografia verdadeiramente espiritual. A famosa frase "inquieto está nosso coração enquanto não repousa em ti" vem do primeiro parágrafo dessa obra. (...) Seus pensamentos se espalharam tanto entre os teólogos católicos quanto entre os protestantes. Lutero e Calvino o citavam constantemente; gostavam de sua ênfase na Graça de Deus e na incapacidade do homem de salvar-se a si mesmo."* ORAÇÃO. Santo Deus e Pai Nosso que está nos céus, que venha o seu Reino pra governar o nosso coração e que seja feita a tua vontade pra conduzir a nossa história de vida. Ilumina o nosso espírito e quebra nosso coração pra que tenhamos vontade e forças pra seguir teus mandamentos e aprender a viver a vida ao lado de Jesus de Nazaré. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Ciências da Religião e Teologia. (*Referência: Curtis, Lang e Petersen. Os 100 acontecimentos mais importantes da história do Cristianismo - Editora Vida, São Paulo, 2003, p 46-48)

2 comentários:

  1. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.
    Gálatas 2:20

    ResponderExcluir
  2. Que o nosso viver e nosso caminhar seja, para honra e glória de Deus.

    ResponderExcluir