"Que grande inutilidade!", diz o mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!" O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre. O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta. (...) Haverá algo novo de que se possa dizer: " Veja! Isto é novo!"? Não! Já existiu antes de nossa época. (...) (Porém) ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade." (Ec. 1.2-3, 10, 2.26). Conforme a Bíblia de estudo de Genebra, "Eclesiastes busca dar uma resposta à pergunta: Que proveito tem o homem no trabalho e na sabedoria?", sendo que, "a conclusão de Salomão de que a morte faz com que toda sabedoria e trabalho humanos sobre a face da terra (debaixo do sol) sejam em vão não significa que as pessoas devem abandonar a sociedade e a cultura e passar a viver uma vida ascética", e solitária. Ao contrário, e de uma maneira ampla e integrada, o livro de Eclesiastes orienta o modo em que os cristãos, "forasteiros neste mundo "debaixo do sol" (1Pe 1.1), mas também cidadãos do céu (Fp 3.20), devem viver entre as profundas frustrações e tensões do tempo presente que é mau (Rm 8.18-23)." Sendo que, a conclusão de Salomão ao livro define o modo como devemos viver de forma adequada em dias difíceis e conflitantes: "Tema a Deus e guarde seus mandamentos." (Ec 12. 13). Nesse sentido, a leitura de Eclesiastes 3.1-8, traz orientações mais objetivas ao explicar que "há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:", sendo que a reflexão aqui pode se dirigir para nossa vida pessoal e profissional, em que devemos perguntar: hoje é tempo de quê nestas áreas da vida, e ainda, com que valores bíblicos tenho procurado desenvolver a minha história? Um outro aspecto essencial para aprender a viver com Temor segundo a sabedoria de Eclesiastes, surge do conhecimento de que Deus "fez tudo apropriado ao seu tempo. Ele também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade...". Nessa perspectiva, somos chamados para dar uma olhada no modo como temos desenvolvido a nossa espiritualidade, para que nossa personalidade possa amadurecer levando em conta tanto a Pessoa como as Verdades de Deus. Então, fique atento aos pensamentos do Sábio de Israel para refletir sobre bons planos para 2023, e Feliz Ano Novo! (* Referência: Bíblia de Estudo de Genebra, p 768-769, Edit Cultura Cristã, São Paulo, 1999). Autor. Ivan S Rüppell Jr é Professor de Teologia e Ciências da Religião, e Capelão Social.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
https://youtu.be/lW9PP8ftx64
ResponderExcluirAmém
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