sábado, 18 de junho de 2022

Meditação. O CORPO DE CRISTO.

TEXTO Bíblico: "Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim vive por minha causa. Este é o pão que desceu dos céus." (João 6. 53-58). MEDITAÇÃO. Quando Jesus age como Mestre, ensinando seus discípulos sobre a nossa relação com Deus através d´Ele, ficamos atentos ao modo como as refeições representavam um relacionamento próximo entre o anfitrião e convidados. Neste sentido e contexto, Jesus simboliza a si próprio como o sangue e carne que são como um alimento aos homens para que tenham vida através de um relacionamento com Deus. Com Jesus sendo o único Sacerdote autorizado para nos representar junto de Deus. Desta forma, ao nos relacionar com Jesus de forma integral, Ele irá nos conduzir até a presença de Deus Pai. Ainda que esse texto não apresente objetivamente os conteúdos da Ceia do Senhor, do pão como corpo de Cristo e do cálice da nova aliança como o sangue de Jesus, recordamos que a Santa Ceia em si, anuncia e ministra exatamente as próprias Obras do sacerdócio de Jesus. As obras que oferecem um relacionamento com Deus para a humanidade. Lembrando do feriado de Corpus Christi, a Igreja Presbiteriana entende que a Ceia do Senhor é um Sacramento instituído por Jesus, que celebra a salvação dos homens ao apresentar a morte sacrificial do Filho único de Deus. Também é um ritual dado por Jesus para ministrar Graça na vida dos fiéis. Portanto, nesta celebração e ritual relacional, o Espírito Santo vai alimentar o povo de Deus com as bençãos do corpo espiritual e sangue espiritual do Cristo. O Espírito desenvolve entre nós a Presença espiritual de Jesus na celebração. Esse entendimento sobre a presença espiritual de Jesus é importante, especialmente pela relação que tem com a Nova Aliança do Evangelho, conforme lemos em João 4.23: "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura." ORAÇÃO. Santo Deus e Pai Nosso que está nos céus. Bendito seja o teu nome. Invocamos as bençãos espirituais do corpo e sangue de Cristo entregues na cruz, pra que estejamos perdoados na tua presença. Ilumina o nosso coração e fortalece a nossa fé para que vivamos um relacionamento espiritual intenso com o Senhor. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Ciências da Religião e Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário