TEXTO Bíblico Base: "O que conta para Deus é quem você é e como você vive. Seu culto deve envolver o seu espírito na busca da verdade. Este é o tipo de gente que o Pai está procurando: aquele que é simples e honesto na presença dele, em seu culto. Deus é Espírito, e quem o adora deve fazê-lo de maneira genuína, algo que venha do espírito, do mais íntimo do ser". (João 4.23-24, Bíblia A Mensagem).
COMENTÁRIO. Conforme a instrução da Bíblia de Genebra, que ensina a doutrina cristã reformada, "o culto "em espírito" é o Culto no Espírito Santo. Ele continua a obra começada por Jesus." Observe que a possibilidade de os cristãos adorarem a Deus sem a necessidade de irem até templos e lugares físicos específicos, é uma das marcas da era do Espírito Santo. Pois desde que Jesus subiu aos céus, e enviou o Espírito Santo da parte de Deus Pai para estar vivendo aqui no mundo, bem, Deus agora visita os homens diretamente no nosso espírito. De forma que os templos são um local de celebração conjunta, em que o mais importante é que todos estejam lá "espiritualmente" diante da Pessoa de Deus. E se juntarmos esse ensino de Jesus com a orientação sobre o modo como devemos nos relacionar com Deus Pai; que é dizendo a Oração do Pai Nosso, então, já temos uma boa instrução sobre o que devemos falar pra Deus quando procuramos estar diante d´Ele "em espírito e verdade", vivenciando um "culto no Espírito Santo", certo? COMPARTILHAR. 1. Quando você começa a falar com Deus em oração, você utiliza a Oração do Pai Nosso? O que você diz pra Deus pra começar a sua oração? 2. Você se lembra que, enquanto está orando a Oração do Pai Nosso, Deus vai começar a "aparecer" pra você através da presença do Espírito Santo em seu coração e mente? Você presta atenção nisto e tenta orar falando palavras sinceras e acerca de sentimentos reais que estão no seu coração? 3. Qual lembrança você tem de alguma oração do Pai Nosso em que o Espírito Santo "tocou" seu coração, sobre promessas da Palavra de Deus? ORAÇÃO Final pelos pedidos do grupo e pela celebração dominical na Igreja.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário