quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

REFEIÇÕES COM JESUS. Meditação Dominical.

MEDITAÇÃO E REFLEXÃO. "Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim vive por minha causa. Este é o pão que desceu dos céus." (João 6. 53-58). Meditação. Quando Jesus age como Profeta e Mestre, passando a ensinar seus discípulos sobre a nossa relação com Deus através d´Ele, ficamos atentos ao modo como as refeições representavam amizade e um relacionamento próximo entre o anfitrião e convidados. Jesus utiliza a ideia da refeição tendo por alimento a si próprio, para explicar a seus discípulos que Ele é o único Sacerdote autorizado para nos representar junto de Deus. Dessa forma, é necessário aprender a se relacionar com Jesus de forma muito verdadeira e integral para que, então, Ele nos conduza até a presença de Deus Pai. Nesse sentido, tanto a Oração do Pai Nosso como o Sermão da montanha se tornam uma orientação e uma ética que não devemos desprezar, muito ao contrário. Pois devemos pedir em oração os mandamentos pra conseguir pratica-los, enquanto iremos conhecer Deus de perto enquanto nos mantemos em oração. Observe que o texto bíblico de nossa meditação ensina mais sobre termos uma relação íntima e sincera tendo Jesus como sacerdote, do que falar sobre a Ceia de Jesus. Acerca da Ceia, recordamos que a Igreja Presbiteriana entende que a Ceia do Senhor é um Sacramento instituído por Jesus, que anuncia a salvação dos homens ao apresentar a morte sacrificial de Cristo, enquanto é também um ritual dado por Jesus para ministrar Graça na vida dos fiéis. Sendo que o Espírito Santo irá alimentar o povo de Deus com o corpo espiritual e o sangue espiritual do Cristo, ao conduzir entre nós a Presença espiritual de Jesus na celebração. Esse entendimento sobre a presença espiritual de Jesus é importante, especialmente pela relação que tem com a Nova Aliança, conforme lemos em João 4.23: "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura." Reflexão. 1. Como você entende que ocorre na sua vida cristã as seguintes palavras de Jesus: "assim aquele que se alimenta de mim vive por minha causa. Este é o pão que desceu dos céus"? (João 6.57-58). 2. De que maneira você tem buscado se relacionar com Deus através dos ensinamentos religiosos e éticos de Jesus? ORAÇÃO. Querido Deus e Pai Nosso que está nos céus, ilumina o nosso coração para crer nas promessas de Jesus, pra que possamos estar na presença de Deus e na igreja buscando todo alimento espiritual de que precisamos, seja da Palavra e também da Graça de Jesus por meio dos sacramentos. Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Teologia e Ciências da Religião, Capelão escolar e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário