sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Meditação Dominical. O ANTICRISTO, Cartas de João .

TEXTO Bíblico. "Amados, não acreditem em todo espírito, mas ponham-no à prova para ter a certeza de que o espírito vem de Deus, pois há muitos falsos profetas no mundo. Assim sabemos se eles têm o Espírito de Deus: todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em corpo humano é de Deus, mas todo espírito que não reconhece a verdade a respeito de Jesus não é de Deus." (1 João, 4.1-2). MEDITAÇÃO. O Natal está chegando e vemos pelo mundo a expectativa e também certo desprezo com a Festa do nascimento do Messias do Cristianismo, Jesus! É assim mesmo. Há períodos na história em que os homens se preocupam em negar ou ocultar a mensagem dos Profetas e Apóstolos, que explicaram como Jesus de Nazaré era o Messias prometido nas Escrituras. Em sua primeira carta, o Apóstolo João se depara com um momento de grande confronto para com essa revelação bíblica sobre o Cristo de Deus, e traz um ensino sobre como a humanidade adquire conhecimento sobre a realidade das questões de Deus. João explica que muitos homens que estavam negando que Jesus é o Cristo faziam isto por serem influenciados em sua consciência por espíritos mentirosos, os quais vagam pelo mundo na nossa dimensão. Espíritos chamados de espiritos do erro, pois conduzem os seres humanos a pensar que Jesus é simplesmente um homem natural. Sendo que esses homens conduzidos a negar Jesus como o Messias se tornam pessoas "anticristos", conforme o Apóstolo João declarou no final do primeiro século, ao se referir aos falsos profetas. O Apóstolo também explica o modo como Deus tem enviado seu Espírito Santo da verdade para ensinar pra humanidade que Jesus é o Messias, e que o Natal é realmente a Festa do Nascimento do Cristo de Deus em nosso mundo. Feliz Natal! ORAÇÃO. "Depois de dizer todas essas coisas, Jesus olhou para o céu e orou: 'Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho, para que este te glorifique, pois tu lhe deste autoridade sobre toda humanidade. Ele concede vida eterna a cada um daqueles que lhe deste. (...) Eu revelei teu nome àqueles que me deste do mundo. Eles sempre foram teus. Tu os deste a mim, e eles sempre obedeceram à tua palavra. (...) Não te peço apenas por estes discípulos, mas também por todos que crerão em mim por meio da mensagem deles. Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste'." (Evangelho de João, cap. 17. 1-21). Autor. Ivan Santos Rüppell Júnior é ministro licenciado da Igreja Presbiteriana, professor e advogado, atuando na gestão de ações sociais e evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário