TEXTO Bíblico. "Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho
chamado voces de amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer". (João 15.15).
MEDITAÇÃO.
A boa amizade cristã é um relacionamento construído a partir de virtudes que desejamos praticar juntos, e isto se torna a aliança que nos mantém fiéis um ao outro na caminhada.
Neste capítulo 15 de João nós descobrimos a melhor amizade que se pode vivenciar na história, que é a amizade diante de Deus através de Jesus de Nazaré.
Jesus diz aos discípulos que agora eles já podem ser chamados de seus amigos, porque eles estão "conhecendo" o que Jesus realiza junto de Deus Pai neste mundo.
Os discípulos e Jesus praticam juntos os mandamentos de Deus, sendo isto que os torna um grupo único de homens caminhando unidos na vida.
Por isso são chamados de amigos cristãos. E amigos de Deus, amigos do Pai e do Filho.
Pensando nisto, lembro que neste próximo dia 5 de dezembro será comemorado o Dia Internacional do Voluntariado.
E aqui, percebemos a maneira como os Cristãos tem a condição de ser amigos de Deus, sendo também sal e luz da terra.
Farão isto numa experiência de amizade e comunhão ao praticar juntos um serviço que agrada a Deus, no mundo. Pois o valor bíblico que torna os seres humanos em amigos de Deus e uns dos outros é a prática conjunta das virtudes que o Senhor ordena aos cristãos nos mandamentos. "Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno". (João 15.14).
Seja um voluntário nas ações sociais cristãs e em todo ministério da Igreja.
ORAÇÃO. Santo Deus e Pai Nosso que está nos céus, separado e bendito seja o teu Nome. Obrigado por nos revelar o caminho da amizade com Jesus. Obrigado pelo chamado pra sermos amigos de Deus. Abençoa nossos corações e mentes pra que consigamos praticar juntos os teus mandamentos até que sejamos amigos cristãos, entre nós. Ajuda-nos a fazer o bem ao próximo pra que sejamos amigos de Deus diante dos homens em toda sociedade. E que assim teu nome seja santificado. Amém!
Autor. Ivan Santos Rüppell Jr é ministro licenciado da Igreja Presbiteriana, professor e advogado, atuando na gestão de ações sociais e evangelização.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário