É preciso nascer de novo para enxergar o Reino dos Céus aqui no planeta Terra, como bem explicou Jesus. O ser humano precisa nascer da água e do espírito, ao invés de ter que voltar ao ventre de sua mãe, como pensou sem pensar, o bom fariseu Nicodemos no evangelho de João, cap. três.
Ora, nascer da água e do espírito são palavras que representam as atividades religiosas transcendentes que a humanidade precisa vivenciar como pessoas fiéis diante de Deus Pai, ou seja, gente que pratica a religião cristã de verdade. No caso, tem que se arrepender e se converter!
Isto é assim porque o Reino dos Céus é uma dimensão divina celestial tomando forma e ocupando espaço no planeta Terra através da vida, corpo e mente dos seres humanos. Tá entendendo? Então, vai ser necessário ocorrer um movimento religioso - de religação entre o Deus dos céus junto aos humanos aqui da terra. Neste sentido, vemos no capítulo quatro de João, o modo como a mulher samaritana pensou direito pra conversar sobre o tema fundamental para ser capaz de enxergar o Reino dos Céus. Dá uma olhada: "A mulher então lhe disse: - Agora eu sei que o senhor é um profeta! Nossos pais adoravam neste monte, mas vocês dizem que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jesus respondeu: - Mulher, acredite no que digo: vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai... Mas vem a hora - e já chegou - em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade." (João, cap. 4. 19-24). É isso! Para enxergar o Reino dos Céus é preciso prestar toda atenção na Pessoa de Deus, levando junto o ardente desejo do coração de se relacionar de forma espiritual e sincera junto da Trindade.
ORAÇÃO. "Abençoados são vocês, que nada mais têm para oferecer. Quando vocês saem de cena, há mais de Deus e do seu governo. Abençoados são vocês, que sofrem por terem perdido o que mais amavam. Só assim, poderão ser abraçados por aquele que é o amor supremo. Abençoados são vocês, que se contentam com o que são - nem mais, nem menos. Assim, vocês se verão como orgulhosos donos de tudo que não pode ser comprado. Abençoados são vocês, que sentem fome de Deus. Ele é comida e bebida - é alimento incomparável." (Evangelho de Mateus, cap. 5. 3-6, Bíblia A Mensagem). Boa semana! Autor. Ivan S Rüppell JR é professor, advogado e ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, atuando na gestão de ações sociais cristãs.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário