Texto bíblico. Evangelho de João.
"Em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem dará a vocês, pois Deus, o Pai, o reconheceu.
Então, perguntaram-lhe:
- O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?
Jesus respondeu:
- A obra de Deus é esta: que creiam naquele que ele enviou.
Então, perguntaram-lhe:
- Que sinal milagroso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? O que farás?"
(João 6. 26-30).
O numeroso povo que estava na região de Cafarnaum atravessava de um lado a outro do Mar da Galiléia atrás de Jesus, porque ficaram satisfeitos ao receber os alimentos dados por Jesus no Milagre da multiplicação dos pães.
Entre as idas e vindas de Jesus de um lado a outro do mar naquele dia e noite, Jesus foi andando sobre as águas até o barco dos discípulos quando estes voltavam até Cafarnaum, situação em que ficaram aterrorizados: "Ele, porém, lhes disse: - Sou eu! Não tenham medo!" (João 6. 20).
Naqueles dias e hoje a pergunta de Jesus permanece a mesma: Será que iremos prestar atenção nos Sinais Milagrosos do Messias a ponto de perceber que Ele veio em Nome de Deus visitar a Humanidade no planeta Terra?
Será que o incrível poder do Messias sobre a natureza ao dominar os ventos e andar diretamente sobre as águas servirá para que façamos a maior das perguntas para Ele?
"Então, perguntaram-lhe: - O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?"
O perfeito ensino e resposta de Jesus que define o destino de morte ou de vida pra humanidade foi simples e direto:
"Jesus respondeu:
- A obra de Deus é esta: que creiam naquele que ele enviou." (João 6. 28-29).
Feliz Ano Novo!
autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário