Esse texto contém citações longas de livros indicados e temáticos para a Disciplina COSMOVISÃO REFORMADA, do Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba, sendo um texto desenvolvido no interesse de facilitar o acesso e conhecimento dos alunos da faculdade sobre o tema; não devendo ser utilizado para outros objetivos e nem propagado livremente. (Prof Ivan).
1. O QUE É COSMOVISÃO? TEXTO. Introdução: "Martinho Lutero afirmou certa vez que o evangelho é como um leão enjaulado que não precisa ser defendido - apenas libertado. (...) Mas o evangelho está "enjaulado" quando se acomoda à narrativa do humanismo. Só quando o evangelho estiver livre de seu cativeiro à narrativa cultural dominante é que a igreja estará equipada para sua missão abrangente na cultura ocidental."
DEFINIÇÕES E CONCEITOS:
"A palavra cosmovisão é tradução do termo alemão Weltanschauung (visão de mundo) e foi usada pela primeira vez pelo filósofo iluminista Immanuel Kant em sua obra Crítica da faculdade do juízo (1790)." (Goheen e Bartholomew, p 35, 2016).
Segundo o site: conceitosdomundo-cosmovisao, "a cosmovisão é a visão do mundo em termos da realidade que uma sociedade cria em um determinado momento ou sob uma determinada cultura. Também poderíamos dizer que é uma forma de ver e interpretar o mundo. O termo cosmovisão vem do alemão Weltanschauung, formado por dois outros termos: Welt, que é mundo e anschauen, que significa observar ou olhar. Foi introduzida pelo filósofo Wilhelm Dilthey em seu livro “Introdução às Ciências Humanas”, entre o final do século XIX e o início do século XX." Segundo o dicionarioinformal.com.br: "É o modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um mundo e uma visão da vida, ou um paradigma. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino." Em acordo ao dicionarioinformal: "Cosmovisão é um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar e formar opiniões acerca da sua humanidade, propósito de vida, deveres no mundo, e de modo geral nas questões sociais."E conforme a ACSI, do escritor cristão Mauro Meister: "Uma cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, que pode ser expresso como uma narrativa ou como um conjunto de pressuposições (suposições que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que nós sustentamos (consciente ou subconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a constituição básica da realidade, e que provê o fundamento sobre o qual nós vivemos, nos movemos e existimos."
Cosmovisão também pode ser conceituada de modo breve, como sendo a visão e perspectiva mais subjetiva da vida e da existência, e não somente uma visão funcional e objetiva perante a realidade em que existimos e vivemos nosso cotidiano básico e necessário.
2. FUNÇÕES DA COSMOVISÃO CRISTÃ E SECULAR.
"Em seus termos mais simples, cosmovisão é um conjunto de crenças sobre as questões mais importantes na vida. Sistemas filosóficos de grandes pensadores como Platão e Aristóteles eram cosmovisões. Toda pessoa madura e racional, cada leitor deste livro, tem sua própria cosmovisão, tão seguramente como Platão. Às vezes parece que poucas pessoas tem alguma ideia do que consiste sua cosmovisão, ou de que mesmo possuem uma. (...) O ponto adicional implícito, nisso tudo é que essas crenças devem ser coerentes de algum modo e formar um sistema... Cosmovisão, portanto, é um esquema conceitual pelo qual, consciente ou inconscientemente, aplicamos ou adequamos todas as coisas em que cremos, e interpretamos e julgamos a realidade." Para o filósofo W. P. Alston, a importância das cosmovisões se expressa na seguinte reflexão: "Pode-se argumentar com base em fatos relativos à natureza do homem e às condições da vida humana, que os seres humanos tem uma profunda necessidade de formar algum quadro geral do universo total em que vivem, a fim de poderem, de uma forma que lhes seja significativa, relacionar suas próprias atividades fragmentadas com o universo como um todo; e que uma vida em que isso não é realizado é uma vida empobrecida no aspecto mais significativo." (Nash, p 25 e 27, 2012). Principais Elementos de Uma Cosmovisão: "Uma cosmovisão equilibrada inclui crenças em pelo menos cinco áreas principais: Deus, realidade, conhecimento, moralidade e humanidade." Deus. Esse entendimento é o mais importante para qualquer cosmovisão, pois indaga da existência e personalidade de Deus, de sua natureza e sentimentos, de seu poder e atuação na história. Ainda, "se entendermos o deus de uma pessoa como aquilo que é a preocupação fundamental dela, não existe realmente algo como um ateu." Realidade Última. "Uma cosmovisão inclui também crenças sobre a realidade última, um assunto frequentemente discutido sob o termo metafísica. Nos sistemas filosóficos de pensadores como Platão e Aristóteles, a metafísica se torna amiúde um assunto complexo e misterioso." No entanto, as preocupações do ser humano podem ser mais simples e ainda assim tratam da realidade última, como quando indaga sobre a existência do Universo, sobre a personalidade de Deus, se há um propósito na existência e no cosmos, se existem milagres etc. Conhecimento. Para saber o que as pessoas entendem sobre este tema, deve-se perguntar a elas se creem que é possível ter algum conhecimento válido sobre o mundo e a realidade, e de que forma podemos perceber as coisas e a importância de nossos sentidos para que possamos conhecer algo de forma real e válida. E assim segue, com questões sobre a relação entre fé e razão, se a verdade sobre algo é relativa e se é possível conhecer a Deus etc... Ética. "A maioria das pessoas tem mais consciência do componente ético de sua cosmovisão do que de suas crenças sobre metafísica e epistemologia. Fazemos julgamentos morais sobre a conduta de indivíduos (nós mesmos e outros) e sobre nações", com questões sobre a relatividade da moral a partir de épocas e culturas diferentes, e se desejos e preferências devem formatar nossos princípios ou não, etc... Humanidade. "Toda cosmovisão inclui uma série de crenças importantes sobre os seres humanos." Somos seres livres ou subjugados pelo determinismo? Somos um amontoado de células ou temos uma alma? Temos consciência, e como esta se relaciona com o corpo, e o que ocorre na morte do homem no mundo? (Nash, p 38-43)
REFERÊNCIAS. Goheen, Michael W e Bartholomew, Craig G. Introdução à Cosmovisão Cristã. São Paulo, Vida Nova, 2016. Nash, Ronald. Cosmovisões em conflito. Brasília, Edit Monergismo, 2012. Leite, Carvalho e Cunha (org). Cosmovisão Cristã e Transformação. Carlos Souza, artigo. Viçosa,MG, Edit Ultimato, 2006. Kuyper, Abraham. Calvinismo. São Paulo, Edit Cultura Cristã, 2003.
Autor. Ivan Santos Rüppell Jr é Professor de ciências da religião e Teologia.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
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