sexta-feira, 5 de agosto de 2022

COSMOVISÃO CALVINISTA. Aula 1. SPS 2024

Esse texto contém citações longas de livros indicados e temáticos para a Disciplina COSMOVISÃO REFORMADA, do Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba, sendo um texto desenvolvido no interesse de facilitar o acesso e conhecimento dos alunos da faculdade sobre o tema; não devendo ser utilizado para outros objetivos e nem propagado livremente. (Prof Ivan). 1. O QUE É COSMOVISÃO? TEXTO. Introdução: "Martinho Lutero afirmou certa vez que o evangelho é como um leão enjaulado que não precisa ser defendido - apenas libertado. (...) Mas o evangelho está "enjaulado" quando se acomoda à narrativa do humanismo. Só quando o evangelho estiver livre de seu cativeiro à narrativa cultural dominante é que a igreja estará equipada para sua missão abrangente na cultura ocidental." DEFINIÇÕES E CONCEITOS: "A palavra cosmovisão é tradução do termo alemão Weltanschauung (visão de mundo) e foi usada pela primeira vez pelo filósofo iluminista Immanuel Kant em sua obra Crítica da faculdade do juízo (1790)." (Goheen e Bartholomew, p 35, 2016). Segundo o site: conceitosdomundo-cosmovisao, "a cosmovisão é a visão do mundo em termos da realidade que uma sociedade cria em um determinado momento ou sob uma determinada cultura. Também poderíamos dizer que é uma forma de ver e interpretar o mundo. O termo cosmovisão vem do alemão Weltanschauung, formado por dois outros termos: Welt, que é mundo e anschauen, que significa observar ou olhar. Foi introduzida pelo filósofo Wilhelm Dilthey em seu livro “Introdução às Ciências Humanas”, entre o final do século XIX e o início do século XX." Segundo o dicionarioinformal.com.br: "É o modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um mundo e uma visão da vida, ou um paradigma. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino." Em acordo ao dicionarioinformal: "Cosmovisão é um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar e formar opiniões acerca da sua humanidade, propósito de vida, deveres no mundo, e de modo geral nas questões sociais."E conforme a ACSI, do escritor cristão Mauro Meister: "Uma cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, que pode ser expresso como uma narrativa ou como um conjunto de pressuposições (suposições que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que nós sustentamos (consciente ou subconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a constituição básica da realidade, e que provê o fundamento sobre o qual nós vivemos, nos movemos e existimos." Cosmovisão também pode ser conceituada de modo breve, como sendo a visão e perspectiva mais subjetiva da vida e da existência, e não somente uma visão funcional e objetiva perante a realidade em que existimos e vivemos nosso cotidiano básico e necessário. 2. FUNÇÕES DA COSMOVISÃO CRISTÃ E SECULAR. "Em seus termos mais simples, cosmovisão é um conjunto de crenças sobre as questões mais importantes na vida. Sistemas filosóficos de grandes pensadores como Platão e Aristóteles eram cosmovisões. Toda pessoa madura e racional, cada leitor deste livro, tem sua própria cosmovisão, tão seguramente como Platão. Às vezes parece que poucas pessoas tem alguma ideia do que consiste sua cosmovisão, ou de que mesmo possuem uma. (...) O ponto adicional implícito, nisso tudo é que essas crenças devem ser coerentes de algum modo e formar um sistema... Cosmovisão, portanto, é um esquema conceitual pelo qual, consciente ou inconscientemente, aplicamos ou adequamos todas as coisas em que cremos, e interpretamos e julgamos a realidade." Para o filósofo W. P. Alston, a importância das cosmovisões se expressa na seguinte reflexão: "Pode-se argumentar com base em fatos relativos à natureza do homem e às condições da vida humana, que os seres humanos tem uma profunda necessidade de formar algum quadro geral do universo total em que vivem, a fim de poderem, de uma forma que lhes seja significativa, relacionar suas próprias atividades fragmentadas com o universo como um todo; e que uma vida em que isso não é realizado é uma vida empobrecida no aspecto mais significativo." (Nash, p 25 e 27, 2012). Principais Elementos de Uma Cosmovisão: "Uma cosmovisão equilibrada inclui crenças em pelo menos cinco áreas principais: Deus, realidade, conhecimento, moralidade e humanidade." Deus. Esse entendimento é o mais importante para qualquer cosmovisão, pois indaga da existência e personalidade de Deus, de sua natureza e sentimentos, de seu poder e atuação na história. Ainda, "se entendermos o deus de uma pessoa como aquilo que é a preocupação fundamental dela, não existe realmente algo como um ateu." Realidade Última. "Uma cosmovisão inclui também crenças sobre a realidade última, um assunto frequentemente discutido sob o termo metafísica. Nos sistemas filosóficos de pensadores como Platão e Aristóteles, a metafísica se torna amiúde um assunto complexo e misterioso." No entanto, as preocupações do ser humano podem ser mais simples e ainda assim tratam da realidade última, como quando indaga sobre a existência do Universo, sobre a personalidade de Deus, se há um propósito na existência e no cosmos, se existem milagres etc. Conhecimento. Para saber o que as pessoas entendem sobre este tema, deve-se perguntar a elas se creem que é possível ter algum conhecimento válido sobre o mundo e a realidade, e de que forma podemos perceber as coisas e a importância de nossos sentidos para que possamos conhecer algo de forma real e válida. E assim segue, com questões sobre a relação entre fé e razão, se a verdade sobre algo é relativa e se é possível conhecer a Deus etc... Ética. "A maioria das pessoas tem mais consciência do componente ético de sua cosmovisão do que de suas crenças sobre metafísica e epistemologia. Fazemos julgamentos morais sobre a conduta de indivíduos (nós mesmos e outros) e sobre nações", com questões sobre a relatividade da moral a partir de épocas e culturas diferentes, e se desejos e preferências devem formatar nossos princípios ou não, etc... Humanidade. "Toda cosmovisão inclui uma série de crenças importantes sobre os seres humanos." Somos seres livres ou subjugados pelo determinismo? Somos um amontoado de células ou temos uma alma? Temos consciência, e como esta se relaciona com o corpo, e o que ocorre na morte do homem no mundo? (Nash, p 38-43) 3. HISTÓRIA DO ESTUDO DAS COSMOVISÕES. Primeiras ideias de cosmovisão, avaliações históricas na área de Cosmovisão e representantes da Cosmovisão Calvinista. TEXTO. Kant entendia que os seres humanos se servem somente do uso da razão para definir "uma compreensão do significado do mundo e de nosso lugar dentro dele", sendo que a sua defesa da autonomia da razão do homem em superioridade ao pensamento religioso e das tradições no momento de perceber e definir a "visão de mundo" seria um princípio bastante utilizado por seus seguidores, como os filósofos alemães do idealismo e romantismo no século 19, que colocaram essa perspectiva no centro de seus sistemas de pensamento: "No final do século 19, o termo já havia alcançado "prestígio de celebridade acadêmica". Para Friedrich Schelling (filósofo idealista), a "visão de mundo" tratava do "respeito ao anseio da humanidade de chegar a um acordo sobre as questões mais profundas da existência e da natureza do universo", num pensamento que propunha uma "compreensão abrangente e coesa do mundo", sendo que os pensadores idealistas e românticos posteriores iriam utilizar o termo "para denotar um conjunto de crenças que estão subjacentes e moldam todo o pensamento e ação humanos." (Goheen e Bart., p 36, 2016). Para Kierkegaard, a filosofia desenvolvia um sistema integrado de pensamentos formatados na objetividade (distanciamento), enquanto que a cosmovisão "é um conjunto de crenças mantidas tão intimamente por uma pessoa que é apropriado dizer que este vive dentro de sua cosmovisão ou a possui." (Goheen e Bartholomew, p 37, 2016). Wilhelm Diltney destacou os aspectos da abrangência e coesão relacionados ao tema da "cosmovisão", no sentido de que "seu objetivo é expressar o significado mais profundo do mundo, responder às questões fundamentais da vida." H. A. Rodges desenvolve um resumo sobre o tema da "cosmovisão" a partir do pensamento de Dilthey: "um complexo de ideias e sentimentos, abrangendo (a) crenças e convicções sobre a natureza da vida e do mundo, (b) hábitos e tendências emocionais baseados naquelas crenças e convicções e (c) um sistema de propósitos, preferências e princípios que governam a ação e dão unidade e sentido à vida". Quando Dilthey afirma que cosmovisão tem a ver com as crenças da pessoa, ele entende que esta visão de mundo não está embasada somente na razão e na busca pela compreensão da existência, mas sim, destaca que "cosmovisões surgem de nossa atitude diante da vida, de nosso conhecimento da vida e de toda a nossa estrutura mental"; e, neste sentido, a própria ciência e filosofia serão desenvolvidas dentro das perspectivas da cosmovisão do ser, e não o contrário. "A reivindicação de uma cosmovisão de que (ela) é verdade não pode ser provada nem refutada pela filosofia ou pela ciência. Em vez disso, a própria filosofia depende da cosmovisão. Dilthey atribuiu a busca metafísica da unidade absoluta a cosmovisões, que por sua vez são subjacentes às filosofias". Filósofos/pensadores cristãos que seguiram os princípios de Dilthey, como James Orr e Abraham Kuyper abraçaram esse mesmo entendimento acerca do tema: "a cosmovisão expressa um conjunto de crenças que são basilares e formativas para o pensamento e vida do ser humano." (Goheen e Bart., p 38, 2016). Um diferencial importante acerca do pensamento de Kant e Dilthey destaca a perspectiva única kantiana que define a existência de somente uma cosmovisão, a qual deverá ser concebida por todos, conforme suas bases dadas pela razão; enquanto Dilthey visualiza "a pluralidade e relatividade de cosmovisões", exatamente porque estas surgem do contexto histórico e intelectual do ser: "ele cria que todas as cosmovisões não passam de expressões parciais do universo e, portanto, inevitavelmente se chocarão umas com as outras", entendendo que se baseiam na fé e por isso não se provam, mas se mantém, além de vê-las como diversas ao mesmo tempo em que não se faz possível definir sua superioridade uma diante da outra. A partir destes pensamentos, os pensadores cristãos deverão abordar a compreensão histórica do termo "Cosmovisão" com atenção e cuidado, pelo que se pode associar e diante do que deve-se negar a partir destas relações; sendo possível concordar com Schelling, entendendo "que cosmovisão é uma compreensão abrangente e coesa do mundo e do lugar que a pessoa ocupa nele", e também concordar com Dilthey, entendendo "que são as crenças fundamentais da pessoa sobre o mundo que dão forma aos pensamentos e ações", pra orientar seu entendimento e significado da vida. Concordando ainda, com Kierkegaard, que a "cosmovisão deve ser considerada íntima e experiencial, e que deve transformar a vida da pessoa." Ao mesmo tempo, em nosso interesse de desenvolver um entendimento cristão do tema cosmovisão, devemos rechaçar o pensamento de Kant de que os fundamentos da cosmovisão se baseiam na razão do homem, enquanto também não aceitamos completamente o destaque de Dilthey de que cosmovisões são produtos de tempos e lugares, segundo os aspectos validados por ele, que se orientam pela relativização e historicidade da experiência humana. Conforme destaque dos autores Goheen e Bartholomew, entendemos que "embora circunstâncias históricas sem dúvida exerçam uma influência moldadora na cosmovisão, vivemos sob a afirmação radical do evangelho de que ele é verdade para todas as épocas e todos os povos na condição de testamento daquele que é o mesmo "ontem, hoje e eternamente" (Hb 13.8)." (p 38-39, 2016). Segundo Carlos Souza, o "termo cosmovisão" surgiu na cultura alemã entre os séculos 18 e 19, em uma reflexão de Kant que buscava destacar a "capacidade humana de intuir o mundo exterior à medida que este é apreendido pelos sentidos", sendo que, posteriormente o termo alcançou entendimento mais amplo, indicando "uma concepção do universo a partir do homem conhecedor moralmente livre." Nesse sentido e debaixo da perspectiva do potencial ilimitado da razão humana, em meio ao ambiente intelectual de Schleiermacher, Feuerbach, Volfgan von Goethe etc, o termo traduzido ao português como cosmovisão se tornara abundante na literatura alemã do século 20, "afirmando-se como um conceito que expressava claramente a aspiração humana na busca da compreensão da natureza do universo." A partir da cultura alemã, a expressão e reflexões correlatas se desenvolveram em toda Europa, em que surgiu um entendimento de que o termo tratava de "uma visão metafísica do mundo, considerando uma concepção de vida." A partir disso, no decorrer do séc 20, " a fertilidade do conceito Weltanschauung o fez tornar-se, em apenas sete décadas, uso obrigatório em todo o universo intelectual da Europa e dos Estados Unidos, passando a significar a concepção ou visão de mundo e da vida, compartilhada por um indivíduo ou grupo social." (Edit Ultimato, p 41-43, 2006). COSMOVISÃO CALVINISTA. Nomes e representantes: Para Abraham Kuyper, "dois sistemas de vida estão em combate mortal. O Modernismo está comprometido em construir um mundo próprio a partir de elementos do homem natural, e a construir o próprio homem a partir de elementos da natureza; enquanto que, por outro lado, todos aqueles que reverentemente humilham-se diante de Cristo e o adoram como o Filho do Deus vivo, e o próprio Deus, estão resolvidos a salvar a "herança cristã". Esta é a luta na Europa, esta é a luta na América, e esta também é a luta por princípios em que meu próprio país está engajado, e na qual eu mesmo tenho gasto todas as minhas energias por quase quarenta anos." (...) Segue citação de Kuyper, sobre o tema: "como o Dr. James Orr (na palestra, Conceito Cristão de Deus e do Mundo, Edinburgo, 1897) observa, o termo técnico alemão Weltanschauung não tem equivalente preciso em inglês. Por isso, ele usou a tradução literal conceito do mundo (cosmovisão), (porém), a frase mais explícita: concepção de vida e de mundo parece ser preferível (embora Kuyper faça o destaque de que utiliza ambas as frases em suas palestras: sistema de vida e concepção de vida e mundo.") (Kuyper, p. 19, 2003). (*Abraham Kuyper nasceu na Holanda em 1837, vindo a ser Ministro da Igreja, Líder do Partido Político de viés protestante, sendo eleito como membro do Parlamento em 1874 e vindo a ser Primeiro Ministro da Holanda de 1901 a 1905, além de atuar como Professor Universitário. Kuyper visitou os EUA em 1898 e proferiu as "Palestras Stone", que são a base do livro "Calvinismo", que estamos citando nesse texto e será utilizado nas aulas). REFERÊNCIAS. Goheen, Michael W e Bartholomew, Craig G. Introdução à Cosmovisão Cristã. São Paulo, Vida Nova, 2016. Nash, Ronald. Cosmovisões em conflito. Brasília, Edit Monergismo, 2012. Leite, Carvalho e Cunha (org). Cosmovisão Cristã e Transformação. Carlos Souza, artigo. Viçosa,MG, Edit Ultimato, 2006. Kuyper, Abraham. Calvinismo. São Paulo, Edit Cultura Cristã, 2003. Autor. Ivan Santos Rüppell Jr é Professor de ciências da religião e Teologia.

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