domingo, 19 de abril de 2020

Como EU sei que tenho FÉ?

"A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos." (Hebreus 11.1). Ter fé é uma experiência que parece apontar sempre para o futuro distante, pois quem tem fé está certo que vai receber lá na frente o que foi prometido. É uma experiência que se preocupa com as outras dimensões da vida, pois quem tem fé está certo de que aquilo que não enxerga, é real e existe agora. No entanto, a fé bíblica também cuida dos momentos atuais e situações terrenas mais próximos, indicando pra nós que ter fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo é uma experiência para o dia de hoje, sem esquecer dos próximos meses até a eternidade. Resumindo: ter fé é saber que o Deus invisível que não enxergamos irá fazer algo bom pelas pessoas que forem atrás d´Ele pela fé. Pois a espiritualidade da Fé é um desafio e convite pra receber na minha vida humana as bondades e verdades da vida divina de Deus! Daí que a primeira coisa que se deve saber sobre a fé é entender que ainda não temos algo que somente a fé vai trazer pra nossa vida. Leia de novo! Também é importante descobrir que ter fé não é uma experiência irracional. Afinal, as bênçãos divinas foram prometidas através das palavras dos Profetas, Apóstolos e Jesus. O que significa que temos fé somente porque acreditamos exatamente no que entendemos, por isso, a fé não é um ideal incompreensível, mas sim, um conhecimento possível. Agora, o principal aspecto pra alguém começar a viver com fé e a questão mais difícil pra tratar acerca da fé será sempre aquela peça atrás do volante, ou do computador e celular. Sim, você mesmo, ou a humanidade inteira, autossuficiente! Há uma frase de um bonito filme da década de 1970, "O Céu pode esperar", em que a protagonista Julie Christie diz algo mais ou menos assim, logo após ter sido ofendida e receber um pedido de desculpas: "Não há problema, não te conheço o bastante pra que eu seja magoada por você!" Veja que essas palavras representam uma certa espiritualidade global que aponta um amadurecimento da gente a partir de um distanciamento do ser interior, numa postura que vai fortalecer minha personalidade para os embates do cotidiano. A essência dessa espiritualidade é tanto um recolhimento dos sentimentos pra nos proteger da realidade, como a manutenção do meu entendimento pessoal pra enfrentar algo que se opõem a mim. Só que a Fé bíblica em Deus é diferente. Sua orientação é pra que eu fique mais junto das pessoas e busque viver o dia a dia com o coração e pensamentos livres, pois quando vierem as decepções e alegrias comuns da vida social; então, o Reino (modo) de Deus fazer as coisas virá sobre mim pra tratar (amadurecer) minha alma! Tá entendendo? Ou seja, sou convocado por Deus pra viver as situações diante de mim com mais vontade, confiando (fé) que Ele existe e está perto pra tratar o que está acontecendo, enquanto espero (fé) que Ele também venha tratar as consequências futuras que virão. Só que pra isso acontecer na minha vida, algo novo deverá ocorrer lá no meu espírito até que a mão de Deus consiga alcançar a minha pessoa inteira. O negócio é que ao invés de proteger meu ser interior das sensações da vida, eu devo mesmo é abrir minha personalidade espiritual pra Deus durante as minhas orações, sendo este o único jeito em que irei começar a "viver" com Deus pela fé. Daí que ao invés de decidir por mim mesmo o que irei fazer da vida, eu devo aprender a submeter meus pensamentos ao que Deus diz e faz! Estas decisões são tão importantes que já começam a ser tratadas logo no primeiro verso da oração do Pai Nosso: "Venha o seu reino e seja feita a sua vontade." Pois ao entregar minha personalidade espiritual pra Deus neste pedido, estou natural (sobrenaturalmente) invocando pela Fé que Deus seja maior do que eu e que a sua vontade seja superior ao meu estilo de vida. Ah sim, e sobre a pergunta do título deste texto? Simples: como a Fé bíblica não é algo que devo fazer, mas sim uma Pessoa que devo buscar, então quem tem fé é alguém que acredita que Deus existe e por isso mesmo invoca seu nome em orações e clamores até ser abençoado! "Mas, quando o Filho do Homem voltar, quantas pessoas com fé ele encontrará na terra?" (Lucas 18.8; parábola da viúva que orava sem cessar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário