terça-feira, 7 de abril de 2020

DEUS! ajuda-nos a VIVER os nossos dias!

"Ensina-nos a contar os nossos dias." (Salmo 90.12). Uma outra (boa) versão deste pedido de oração de Moisés seria; "Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria." Moisés passou 40 anos da vida vagando no deserto junto com os israelitas, e neste salmo ele estava orando por todo seu povo envolto naquela situação. O profeta destaca que os nossos 70 anos de vida parecem muito, mas que não são nada diante da eternidade com Deus. Salomão também queria saber o que deveria fazer para a vida valer a pena, e por isso ele escreveu o livro de Eclesiastes, a fim de aconselhar os que acreditam em Deus para que continuem a segui-lo, mesmo quando os caminhos da vida estão difíceis e conturbados. O seu melhor conselho foi bastante simples: seja feliz e desfrute a vida ( Eclesiastes 3.12). E para explicar isso, Salomão escreveu uma segunda seção de conselhos pra tratar do tema das atividades e trabalhos que realizamos neste mundo. Foi quando ele percebeu que toda conquista nesta vida será cancelada no dia da nossa morte. Eita. No entanto, sempre será possível aproveitar bem os nossos dias, isto porque Deus nos chama para desfrutar as bênçãos mais simples da vida disponíveis hoje, que são: as vantagens da amizade, coleguismo e companheirismo junto das pessoas ao nosso redor; e também, desfrutar da satisfação no trabalho. Eis o sentimento que devemos ter pra sermos capazes de receber alguns dos presentes que Deus nos dá nesta vida. O negócio é que tanto Salomão em Eclesiastes, como Moisés no Salmo 90 descobriram que somente a presença de Deus consegue trazer algum valor e sentido para as nossas vidas; que é o jeito como Deus vai nos ensinando a "contar os nossos dias", enquanto constrói significados eternos no dia a dia dos que andam com Ele. Pensando nisso, fique atento para o significado atemporal que Deus traz para a mesmice de muitos de nossos dias. Portanto, vamos acatar os conselhos dos sábios de Israel e aproveitar a companhia da família e amigos, além de prestar atenção nos ensinos da celebração do Natal de Jesus de Nazaré e de um Novo Ano. Sim, separe estes dias iniciais do ano de um jeito que se torne um tempo de sabedoria pra você, vivenciando bastante temor e honra dentro da alma diante de Deus, pois o conselho final de Eclesiastes pra transformar qualquer época da vida numa experiência eterna é simples e direto: "Esta é minha conclusão: tema a Deus e obedeça seus mandamentos, pois esse é o dever de todos." (Ec. 12.13).

Um comentário:

  1. 2 Pedro 3: 8. Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. - Bíblia

    ResponderExcluir