quinta-feira, 30 de março de 2023

ATIVIDADES Teologia Apocalíptica. Aprendizagem e Exercícios 1, 2023.

Disciplina Teologia Apocalíptica. Seminário Presbiteriano do Sul - extensão Curitiba. Atividades de Aprendizagem 1, Março e Abril de 2023. Prova e Atividades com consulta. Utilize livremente os textos de resumo e citações disponibilizados pelo professor, para responder as questões a seguir, não sendo necessário copiar as perguntas, mas somente enviar as respostas em doc. word via email. Texto 1, Contéudo baseado no livro: GORDON, Fee e STUART, Dou. Entendes o que lês?. Edições Vida Nova, São Paulo SP, 2006. Texto 2, Reflexão da Análise feita por Augustus Nicodemus acerca do Sermão Escatológico e Apocalíptica judaica. Texto 3. Conteúdo Aula 3, Resumo: Entendes o que lês?. QUESTÕES. TEXTO 1. 1. De que maneira você entende que a "interpretação que visa a originalidade" se afasta da boa interpretação bíblica, conforme reflexões do livro? RESPOSTA. A criatividade não é boa orientação de entendimento e interpretação do texto bíblico, e neste sentido, não se busca a originalidade, mas, o conhecimento do contexto e situação do autor bem como o ensino inspirado dado por este na Escritura. A busca da originalidade se relaciona com orgulho, falso entendimento da espiritualidade, interesses escusos, não sendo o alvo de nossa interpretação. 2. Sobre a "necessidade de interpretação" e a "natureza da Escritura", responda V para alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( F ) O leitor que se aproxima do texto bíblico tem bom entendimento de que somente a intenção do Espírito Santo deverá ser buscada na compreensão das Escrituras, como é o ensino corrente de nossa cultura e visão. ( V ) Ao interpretar a Bíblia, sabemos que já houve certa interpretação por parte dos tradutores, além de existirem diferentes interpretações dadas pelas mais diversas denominações; sendo este um motivo para buscar desenvolver uma interpretação apropriada do texto. ( ) A Bíblia é a Palavra de Deus escrita para todos os tempos e culturas, de modo que sua leitura precisa ser definida essencialmente por esse princípio transcendente. ( V ) Saber "escutar" a Bíblia é ouvir sua Palavra aqui e agora, pois é eterna. ( V ) Para comunicar Sua Palavra para todas as condições humanas, Deus escolheu fazer uso de quase todo tipo de comunicação disponível: a história em narrativa, as genealogias, as crônicas, leis de todos os tipos, poesia de todos os tipos, provérbios, oráculos proféticos, enigmas, drama, esboços biográficos, parábolas, cartas, sermões e apocalipses. 3. Explique a seguinte declaração: "Uma razão mais significante para a necessidade de interpretação acha-se na natureza da própria Escritura... A Bíblia é, ao mesmo tempo, humana e divina... "A Bíblia é a Palavra de Deus dada nas palavras de (pessoas) na história." (George Ladd). Assim, "é esta natureza dupla da Bíblia que exige da nossa parte a tarefa da interpretação." RESPOSTA. A natureza humano e divina da Bíblia requer que nossa interpretação leve em conta estes dois fundamentos de sua escrita, de forma que é preciso atentar para os aspectos históricos e literários da natureza humana, bem como para a verdade e conhecimento divinos e transcendentes segundo a natureza divina das Escrituras. A natureza divina expressa a relevância eterna da palavra bíblica, enquanto que a natureza humana expressa a importância de avaliar seu significado histórico. 4. Quais perguntas a natureza dupla da Bíblia exige que sejam feitas pelo intérprete? RESPOSTA. Exegese e Hermenêutica. 5. Por que todo leitor da Bíblia é naturalmente um "exegeta"? RESPOSTA. Toda leitura exige algum tipo de análise de texto e palavras, de forma que a simples leitura gera o início de uma interpretação, sendo a razão para que busquemos estar preparados para que diante das Escrituras, tal leitura e interpretação ocorra devidamente. 6. De que maneira eu supero a interpretação seletiva da Bíblia? RESPOSTA. Ler a bíblia de forma objetiva e direta segundo seu texto, sem levar em conta as particularidades da exegese e hermenêutica. 7. Explique a seguinte afirmação: "A questão mais importante do contexto histórico, no entanto, tem a ver com a ocasião e o propósito de cada livro bíblico e/ou das suas várias partes (...) Isto variará de livro para livro, e é muito menos crucial para Provérbios, por exemplo, do que para I Coríntios." RESPOSTA. O contexto histórico se relaciona com a situação do autor e ouvintes, sendo uma vivência que está sendo tratada ou refletida no texto bíblico, de modo que não se deve ignorar essa realidade humana e terrena. 8. A declaração seguinte pertence a que tipo de análise no momento da interpretação: "É preciso entender o modo como o autor do texto desenvolve o raciocínio, compreendendo o que ele diz e porque está dizendo ali naquela frase, e igualmente perceber porque a próxima frase irá trazer certo conhecimento, o qual decorre da anterior. Além disso, é preciso estar atento ao gênero literário, entendendo se há uma poesia sendo escrita e acerca de outros tipos de textos, e ainda, sobre se a frase que lemos está no início, meio ou fim de um determinado parágrafo." RESPOSTA. Contexto literário. 9. Por que nós não iremos entender o significado da Palavra bíblica para o dia de hoje, se não realizarmos a exegese do texto? RESPOSTA. Ao ignorar o bom entendimento do significado para o autor e ouvintes e época da escrita do texto bíblico, nós iremos nos afastar do ensino de Deus; e assim, não haverá princípio bíblico para refletir na atualidade. 10. Afirmação: "Quando nos voltamos ao Livro do Apocalipse depois de ler o restante do Novo Testamento, sentimos que estamos entrando num país estrangeiro. Ao invés de narrativas e cartas que contém declarações claras de fatos e de imperativos, chegamos a um livro cheio de anjos, trombetas, terremotos, bestas, dragões, e abismos sem fundo." De modo breve, o que a afirmação desta frase orienta sobre o desenvolvimento de uma boa interpretação do livro do Apocalipse? RESPOSTA. Atenção para as expressões próprias do tipo de literatura peculiar do livro, bem como do significado e simbolismos das expressões e declarações que ali se desenvolvem. QUESTÕES TEXTO 2. Análise de Augustus Nicodemus sobre Teologia Apocalíptica."O Sermão Escatológico de Jesus: Análise da influência da Apocalíptica Judaica nos escritos do Novo Testamento". 1. Sobre as análises e pensamentos acerca da relação entre o "Sermão" de Jesus em Marcos 13 e a Apocalíptica judaica, assinale V para alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( V ) A relação entre o NT e os apocalipses judaicos tem gerado bom número de estudos desde o séc. 19, desde sugestões que Marcos 13 seria um "pequeno apocalipse", de que o contexto do NT reflete a verdadeira exegese apocalíptica (Bultmann) e até, de que o "pensamento apocalíptico é a mãe de toda a teologia cristã". ( V ) A. Schweitzer ressaltou que pra entender Jesus e Paulo é preciso considera-los como "apocalípticos", sendo um destaque necessário para valorar a mensagem escatológica de Jesus. D S Russel entende que as ideias e perspectivas influenciam claramente o NT, como nos confrontos aos demônios e acerca do triunfo final do Reino de Deus, além da concepção sobre o Filho do Homem. ( F ) Houve graves críticas feitas a essa aproximação entre NT e apocalípticos, a qual foi desenvolviva por C H Dodd, D Leon e Patten. ( V ) O capítulo 13 de Marcos é o que recebe maiores comentários, sendo considerada "uma das passagens do Novo Testamento mais semelhantes aos apocalipses judaicos", e, conforme Bultmann, esse texto é praticamente um apocalipse judaico assumido pelo cristianismo, enquanto outros estudiosos descrevem esse capítulo como um "folheto apocalíptico" reconstruido, um "pequeno apocalipse", e um "Sermão Escatológico" distinto do que realmente pode ter sido ensinado por Jesus. ( V ) O Sermão Escatológico de Jesus tem a mesma função e propósito, conforme narrado nos três evangelhos sinóticos: - corrigir expectativas sobre a destruição do templo, a vinda de Jesus e o fim dos tempos; - advertência sobre falsos sinais e falsos "Cristos"; - estabelecer visão integral da história a partir da morte e ressurreição de Jesus; - exortar para que estejam preparados para sua vinda final. RESPOSTA 1. V - V - F - V - V 2. Acerca da afirmação, de que o cap. 13 de Marcos, "opõe-se ao ensino de Paulo, tem contradições internas e contradiz o que lemos em outros lugares do Novo Testamento sobre a Parousia," conforme pensa T W Manson; qual a sua argumentação e entendimento desta proposição, baseado no pensamento de Paulo em I Tessalonicenses? RESPOSTA. O cap 13 de Marcos e o texto de Paulo em Tessalonicenses repetem e complementam o anúncio da volta de Jesus como fato que irá gerar juízo e também bênção eterna, com ênfase na esperança e confiança, e na fé e temor para estar preparado; mais do que em anúncios de datas e predições. 3. Analise a seguinte afirmação: "Segundo o autor e teólogo analista de nosso texto, Nicodemus, "a maioria destas sugestões parece roubar o Sermão Escatológico de sua originalidade e caráter próprio - para não falar de sua autenticidade. Elas partem do pressuposto, ainda não provado, de que o cristianismo primitivo - e mesmo o próprio Jesus - foi profundamente influenciado pela apocalíptica judaica a ponto de ser este o ambiente vivencial do surgimento, não somente de Marcos 13, mas também de toda a teologia do Novo Testamento." O que você entende que Augustus Nicodemus está levantando nessa reflexão, a partir do modo como ele desenvolve e conclue sua análise da apocalíptica judaica diante de Marcos 13? NICODEMUS apresenta tanto as diferenças de conteúdo e ênfase entre a apocalíptica judaica e o sermão de Jesus, bem como a singularidade e originalidade da mensagem de Jesus acerca das questões relacionados aos últimos tempos e escatologia. 4. Quais as principais características da apocalíptica judaica? RESPOSTA. tipo de literatura cristã e judaica escrita entre 200 AC e 100 DC; revelações através de audições e visões, sobre céus e terra, humanidade e Deus, mundo presente e porvir, com revelações trazendo soluções para o problema do mal e o futuro de Israel e inimigos. 5. Acerca dos Três "Temas de Análise" propostos por Augustus Nicodemus, escolha um deles e escreva a diferença de mensagem existente entre o Sermão Escatológico de Jesus e a Apocalíptica judaica? RESPOSTA PESSOAL acerca de um dos três temas, Período interino, Expectativa messiânica e Lugar de Israel na história. 7. Analise as afirmativas a seguir. a. ( ) Vejamos quem é o Messias do Sermão Escatológico, o "Filho do Homem", sendo que houveram muitas alegorias sobre essa personalidade, e também identificando as profecias com a destruição de Jerusalém: Mt 24.29-31; Mc 13. 24-27; Lc. 21-25-28; algo distinto do visto no NT, como em (1 Co 15.52; 1 Ts 4.14-17). "A vinda do "Filho do homem", conforme o Sermão Escatológico, ao contrário da apocalíptica, está próxima, será súbita, mas é impossível predizer quando ocorrerá (Mt 24.32-44; Mc 13. 28-37; Lc 21. 29-36). b. ( ) A tensão sobre as informações de tribulação e volta de Jesus é uma das características mais difíceis de todo o sermão, mas seu valor é convocar à vigilância, não sendo contraditória, sendo que não há informes objetivos de Jesus sobre sua volta, de forma que o anúncio dos sinais trágicos aponta para o fato de que o fim irá chegar, e não de quando. "Essa contradição aparente está de acordo com a tensão geral entre o "já" e o "ainda não" do Novo Testamento." c. ( ) Enquanto o Messias dos Apocalipses tem atuação limitada, o Sermão Escatológico aponta que Ele irá socorrer os eleitos da tribulação ao ajunta-los, sendo um aspecto que repete a revelação dada por Daniel acerca do filho do homem (Dn 7.13-14), porque Jesus conecta o conceito do Filho do homem com a parousia e a consumação final." d. ( ) O Lugar de Israel na História. Os apocalipses judaicos estão atentos "à situação de Israel na história"; que traz quatro ideias: Israel como povo de Deus na escatologia, importância do templo de Jerusalém, significado de eleito e, a relação de Israel diante dos gentios. e. ( ) O Templo de Jerusalém. "A situação do Templo de Jerusalém é associada de forma íntima, nos apocalipses judaicos, com a situação espiritual de Israel." Agora, assinale a sequência correta sobre as afirmações acima: a) F - V - V - V - F ITEM A VERDADEIRO b) F - V - F - V - F c) V - F - V - F - V d) V - V - F - V - V 6. Acerca da afirmação do texto a seguir, faça uma reflexão sobre o aspecto levantado e sua importância na análise desenvolvida por Nicodemus e na interpretação do livro de Apocalipse. "III. O que faz a diferença. Esta pesquisa demonstra que a semelhança de imagens e símbolos entre a apocalíptica judaica e o Sermão Escatólogico não sustenta uma mesma visão de ambos, quando tratamos do significado dos temas básicos. "Existem diferenças marcantes, como, por exemplo, no conceito do Messias." (p. 12). Enquanto a apocalíptica aguarda a vinda do Messias, no Sermão Escatológico ele já veio. A apocalíptica orienta o devido respeito ao Messias, enquanto que o Sermão Escatológico afirma que o destino das pessoas depende somente de sua crença n´Ele, "uma atitude religiosa". O Messias da apocalíptica é guerreiro, sendo que esta figura não está presente no Messias do Novo Testamento e do Sermão Escatológico. "Agora, vem a pergunta, por que o Sermão Escatológico apresenta uma visão diferente do mundo e do eschaton?". (p. 13). Já que, tanto o Sermão Escatológico quanto a apocalíptica judaica tiveram uma base comum nos textos do AT, se faz importante esta reflexão, e "nossa resposta é que isto se deveu principalmente à abordagem diferente de Jesus e dos escritores do Sermão Escatológico para com elas." RESPOSTA PESSOAL. 7. Acerca da afirmação a seguir, escreva uma ou duas frases com o entendimento principal da análise descrita nesta conclusão: Conclusão: O Sermão Escatológico de Jesus em Marcos 13 tem sido entendido como uma mensagem "apocalíptica tipicamente judaica". No entanto, se olharmos adiante das imagens e símbolos semelhantes, iremos perceber "profundas diferenças quanto aos temas básicos, como a visão do mundo presente, a concepção messiânica, e o lugar de Israel e dos gentios na história e no eschaton". As similaridades se explicam pela fonte comum do AT, especialmente do profeta Daniel, além do contexto cultural do primeiro século que contempla a escrita destes documentos. Importa destacar que a hermenêutica do Sermão foi profundamente definida e desenvolvida pela abordagem de Jesus ao conteúdo, com ènfase cristológica. "No Sermão Escatológico essa abordagem cristológica da história, do eschaton e da Escritura aparece em destaque." RESPOSTA PESSOAL. QUESTÕES. Texto 3. 1. Explique de forma breve, a seguinte afirmação: "A situação histórica e o significado das figuras do Livro do Apocalipse deve ser complementada pelo entendimento de "como esta visão específica funciona no livro como um todo." RESPOSTA. A observação do livro como carta una e de uma mensagem integral orienta o entendimento de seus termos e símbolos dentro do contexto gerado pela própria carta. 2. Explique brevemente, a seguinte afirmação: "A dificuldade do Apocalipse é a dificuldade dos textos proféticos, pois o entendimento de um texto deve ser aquele que foi dado aos ouvintes originais, no entanto, conteúdos proféticos tratam de situações futuras para os primeiros ouvintes." RESPOSTA. A tensão entre o "já" e o "ainda não" da profecia bíblica traz maiores dificuldades para realizar a interpretação do texto do Apocalipse, em si, já complexa, devido aos símbolos e expressões ali expostas. BOM EXERCÍCIO E ATIVIDADES. Prof Ivan Disciplina Teologia Apocalíptica, I Semestre 2023.

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