TEXTO Bíblico. "Ajuda-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio." (Salmo 90.12).
MEDITAÇÃO. O Teólogo Davi Guedes anotou que o tempo que consome a nossa história dia a dia é o contrário da eternidade de Deus, que traz e sustenta o que vale a pena. Pois o tempo também leva com ele a vida da gente, como já cantava Juninho Afram. Essa experiência existencial de perdas e danos é uma marca da humanidade no período atual da História.
O contrário de se viver na dimensão do tempo que tudo desgasta e corrói, e a tudo corrompe e fragiliza é a Eternidade; lá aonde Deus está!
Por isso, a Fé Cristã traz o desafio e a oportunidade de aprender a viver na Presença de Deus nos dias atuais, para trazer sentimentos e virtudes eternas ao nosso tempo por aqui, que não pára.
Essa jornada no conhecimento dos céus hoje é uma prévia importante do que cremos agora e queremos para sempre depois, como dizia Charles Spurgeon: "Quanto mais do céu existe em nossas vidas, menos da terra cobiçamos." Ao parar pra contar os nossos dias, eis que essa é uma sábia maneira de viver, já que tudo que é dos céus vem para ficar, e tudo que é da terra está passando.
ORAÇÃO. Santo Deus e Pai nosso que está nos céus. Ajuda-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio.
Ilumina nossa mente pra que tenhamos fé e façamos escolhas dos céus na hora de escrever os nossos dias. Queremos ser pessoas sábias pra conhecer a eternidade dos céus a cada dia de vida que o Senhor oferece pra nós na história. Amém!
Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Teologia e Ciências da Religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário