quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Meditação Dominical. COMO CONHECER A DEUS? Cartas de João.

TEXTO Bíblico. "E sabemos que o conhecemos se obedecemos a seus mandamentos." (1 João cap. 2. 3). Pra conhecer a Deus é preciso ser sábio. O Apóstolo Tiago definiu a sabedoria cristã para a humanidade, quando explicou a essência do que significa ser alguém inteligente de acordo com as verdades de Deus: "Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria." (Tiago cap. 3. 13). Para Tiago, alguém tolo é toda pessoa que decide por si mesma as suas atitudes, sendo movida pelo orgulho de aparecer e a inveja de competir. Uma atitude tão soberba que transforma os homens em tolos e descrentes diante de Deus. Dessa forma, Tiago ensina que é impossível andar com Deus e conhecer Jesus para os que decidem viver a vida de acordo com os seus próprios valores e interesses. Jesus chamou a atenção para a gravidade de praticar uma religiosidade hipócrita diante de Deus, lá no final do Sermão da montanha: "Nem todos que me chamam: 'Senhor! Senhor!' entrarão no reino dos céus, mas apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai, que está no céu. No dia do juizo, muitos me dirão: 'Senhor! Senhor!' ... Eu, porém, responderei: 'Nunca os conheci...". (Mateus 7. 21-23). Ao contrário da tolice do orgulho humano, a sabedoria de Deus é uma verdade que adquirimos vivendo os mandamentos de Deus, pois Deus não explica, Ele vive! Dá uma olhada: "Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1 carta de João, cap. 4. 7-8). Tá entendendo? A Sabedoria de Deus é um jeito de viver! E o que deve-se fazer religiosamente em Cristo pra ser sábio até conseguir viver os mandamentos pra bem conhecer a Deus? Vamos orar por isto hoje e meditar na Bíblia de novo, semana que vem. ORAÇÃO. Senhor, Senhor, tenha misericórdia de nós. Ilumina nossa mente e abençoa o nosso coração. Não nos deixa cair em tentação, mas livra-nos do mal. Que venha a fé e o temor do teu reino sobre nós. Ajuda-nos a viver com sabedoria a nossa religião, pra que possamos praticar os teus mandamentos e te conhecer de verdade. Amém! Autor. Ivan Santos Rüppell Jr é professor, advogado e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário