TEXTO Bíblico. "Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 Carta de João, cap. 1. 10).
MEDITAÇÃO. A doutrina cristã do Pecado Original da humanidade ensina que toda a raça humana se afastou de Deus devido ao primeiro ato de desobediência ocorrido no início da nossa história. A descrença dos primeiros representantes de toda humanidade quebrou a harmonia de nosso relacionamento com a Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ao praticar o primeiro ato de pecado da história, o homem e a mulher incluíram no DNA da humanidade a experiência primordial do pecado original. E por isso somos pecadores e existimos distantes de Deus na atualidade. O propósito da religião cristã é exatamente resolver o problema deste relacionamento quebrado, vindo a promover uma religação entre Deus e os homens. Uma dificuldade original que se mantém até hoje é que os seres humanos que não se consideram doentes, jamais serão curados. E aqueles que não se consideram afastados de Deus, jamais serão aproximados. Por isso que a primeira desobediência hoje é a descrença acerca da verdade
existencial de sermos uma raça pecaminosa, de sermos uma raça de pessoas que vivem afastadas e descrentes diante de Deus que é Santo. Mas, como dizia Jesus, bem-aventurados são os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus, e de toda a vida com Deus! Daí a orientação do Apóstolo João para que os cristãos acreditem na verdade de que somos uma raça pecadora, a fim de que a Confissão ensinada pela religião cristã traga o perdão de Jesus e a cura de Deus. "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e sua verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça." (1 João cap. 1. 8-9).
ORAÇÃO. Santo, Santo, Santo é o Deus Todo Poderoso. Senhor dos céus e da terra. Pai Nosso que está nos céus, perdoa os nossos pecados, e não nos deixa cair em tentação. Que venha o teu reino e seja feita a tua vontade em nossas vidas, agora e para sempre. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, advogado e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário