TEXTO Bíblico. "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." (1 Carta de João, cap. 2.1).
MEDITAÇÃO. Um cristão não é alguém que não comete pecados. Mas sim, é uma pessoa que acredita no Evangelho de Jesus Cristo. E a partir disto, não vive pecando como hábito, mas por acidente. Esse estilo de vida que sempre leva em conta a vontade e os mandamentos de Deus é algo que só ocorre através da religião cristã. Pois é a Religião Cristã que mantém a gente ligado aos céus, para que vivamos um relacionamento com Deus no cotidiano, mesmo quando pecamos. Essa benção é dada a todos que invocam Jesus como nosso defensor diante da Justiça de Deus, a cada vez que pecamos, seja por fraqueza ou de repente. É isso: o bom hábito do cristão é voltar correndo pra Deus, fazendo logo a Oração do Pai Nosso, pra pedir perdão pelos pecados, em nosso Justo advogado, Jesus. Pois o hábito do cristão é a confissão, não é o pecado. ORAÇÃO. Pai Nosso que está nos céus. Santificado seja o teu Nome, pois o Senhor é Deus! Perdoa os meus pecados assim como eu perdôo os pecadores, e não me deixes cair em tentação. Não deixa eu criar hábitos de pecado, mas livra-me do mal. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, advogado e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário