TEXTO Bíblico. "Deus também disse a Noé e aos seus filhos: Eis que estabeleço a minha aliança com vocês, e com a descendência de vocês, e com todos os seres vivos... : nunca mais os seres vivos serão destruídos pelas águas de um dilúvio, nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra. Deus disse: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vocês... para todas as futuras gerações: porei o meu arco nas nuvens e ele será por sinal da aliança entre mim e a terra." (Gênesis cap. 9. 8-13).
MEDITAÇÃO. Há aproximadamente alguns milhares de anos atrás, Deus Pai decidiu limpar o planeta da perversidade dos pecados dos homens, enviando o dilúvio de 40 dias e noites sobre a Terra. No entanto, logo depois, Deus Todo Poderoso também decidiu manter os seres humanos no planeta e fez uma aliança com todos nós para todos os tempos. Ele prometeu ao nosso Representante Noé que até o fim da História haveria sol e rios, alimentos e oxigênio neste mundo pra vida humana e toda criação seguir em frente. Mediante esta promessa, o Deus Soberano decidiu oferecer a toda humanidade a oportunidade de uma existência de algumas décadas. Uma oportunidade valiosa de vida para nós e um período bendito pra Deus enviar Jesus de Nazaré para todos terem conhecimento da Vida Eterna da Ressurreição. E neste período da História entre o início da Aliança do arco íris com Noé até a volta de Jesus vindo lá dos céus, bem, Deus cuida para que a descrença e rebeldia, vaidade e crueldade dos homens não destruam todos nós. Deus Pai mantém por sua Graça Comum as autoridades na familia e na sociedade pra impedir o caos, e tambem o Estado pra julgar os criminosos e proteger os inocentes. Desta forma, além de enviar sua ira sobre os homens rebeldes como vimos semana passada no cap. 1 de Romanos, Deus segue fazendo acontecer algumas bênçãos no ano de 2024 no mundo, no propósito de cuidar de nossas vidas e preparar o nosso destino. ORAÇÃO. Bendito seja o nome de Deus Pai, Soberano e Todo Poderoso. Somente Deus é bom e não há outro. Óh Deus, ilumina os nossos corações e renova a nossa fé no conhecimento da Páscoa do Messias, a Ressurreição de Jesus de Nazaré. Amém.
Autor. Ivan S R Junior é professor, advogado e ministro da Igreja Presbiteriana, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário