TEXTO Bíblico. Livro de Eclesiastes, cap. 3.
MEDITAÇÃO. Como bem diz o Pastor Arthur Martins, em 2024 todo mundo vai partilhar nascimentos e mortes, plantar e colher projetos, abraçar e se afastar de gente, rir e chorar, e por aí vai. Afinal, o pastor está "ouvindo" o Sábio Salomão lá em Eclesiastes 3, dá uma olhada: "Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu... Tempo de procurar, e tempo de deixar de buscar; tempo de guardar, e tempo de jogar fora; tempo de rasgar, e tempo de remendar;... E sei que tudo que Deus faz é definitivo; não se pode acrescentar ou tirar nada. O propósito de Deus é que as pessoas o temam." (Eclesiastes, cap. 3. 1-14).
Agora, o importante é saber o que fazer com essa informação lógica sobre a vida da gente, pois é um fato que isto já houve em 2023 e que irá ocorrer em 2025. Ou seja, a vida humana aqui no planeta Terra é agendada por todos estes acontecimentos, e pra sermos sábios é necessário aprender a estar satisfeitos, mesmo com tantas situações difíceis acontecendo conosco. Alías, ter sabedoria na vida é exatamente valorizar todos estes tipos distintos de experiências. Pois todos os sentimentos e relacionamentos de cada uma delas é o que torna as nossas vidas em uma bênção de Deus, já que Ele tem um propósito para a nossa personalidade em cada um destes momentos. Pensando nisto, valorize ao invês de reclamar sobre o fato de que a sua vida é tão cheia de situações diferentes, e busque experimentar tudo com mais temor, ou seja, perto de Deus. Iniciar cada dia com Deus é o que transforma o dia inteiro num período de maior contentamento. ORAÇÃO. "Jesus disse: "Orem da seguinte forma. "Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Dá-nos hoje o pão para este dia, e perdoa os nossos pecados, assim como perdoamos aqueles que pecam contra nós. E não nos deixes cair em tentação"... "Portanto eu lhes digo: peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta. Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta." (Lucas 11.2-10).
Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, advogado e ministro da Igreja Presbiteriana, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário