O Cristianismo é uma Religião que anuncia e oferece a Vida de Deus para a Humanidade, assim como foi revelada na Pessoa do Messias, Jesus de Nazaré. (1 João 1.1-4).
Nessa perspectiva, iniciar o novo ano diante de Deus Pai - pensando no que fazer e planejando tomar decisões é bom e valioso. Assim, um princípio que deveria se tornar uma conversa de oração com Deus durante todo o ano, surge do conselho do Apóstolo Tiago: "Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." (carta, cap. 4, verso 15).
Sim, colocar a Pessoa Soberana de Deus em primeiro lugar ao refletir sobre como planejar o ano de 2025 é essencial. Afinal, até as alegrias simples da vida - como aproveitar as realizações do trabalho e o convívio com as pessoas, comer e beber com satisfação, bem, "isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?" (Eclesiastes, 2.24-25).
A partir daí, deve-se aprender a 'santificar' o nome de Deus a cada dia, como se orienta na Oração do Pai Nosso, já que até "os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos" (Salmo 19.1) - um conhecimento da observação da natureza que revela pra humanidade a Glória do Deus Criador. Ao recordar que cada novo dia chega até nós porque Deus está sustentando o planeta, somos logo conduzidos pelo salmista a cuidar do espírito pela leitura da Bíblia. Pois "a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples." Então, após observar os céus e ler as Escrituras, estaremos prontos pra andar com a Pessoa de Deus no cotidiano da nossa história, "pois o temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos". Afinal, é pelo conhecimento dos juízos e declarações de Deus que todos iremos saber os conselhos em que devemos meditar e entender os pecados para que devemos buscar perdão, a fim de transformar a vida no novo ano. (Salmo 19, versos 7 e 9-12).
Finalmente, para que essa reflexão na natureza e bíblia gere temor e possa produzir uma existência boa, perfeita e agradável segundo a vontade de Deus - 'toda a vida' precisa ser o motivo e o assunto de orações sinceras e profundas de cada um de nós para com Deus Pai. Pois Jesus de Nazaré ensina que "vem a hora - e já chegou - em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade." (Evangelho de João, cap. 3, versos 23-24). E toda essa revelação da Pessoa de Deus tem uma verdade existencial absoluta pra humanidade que não devemos ignorar, como ensina o Apóstolo João, posto que Deus é Amor e quem não ama, também não conhece a Deus! FELIZ ANO NOVO. autor. Ivan Santos Rüppell Jr é professor de teologia e ciências da religião.
Esse texto traz um resumo abreviado com citações, de artigo publicado pelo teólogo protestante Franklin Ferreira, no jornal gazeta do povo, Curitiba PR: 'Os temas centrais da Reforma Protestante'. O teólogo, diretor de seminário e pastor Franklin Ferreira graduou-se em teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo pós graduação na Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, sendo autor de diversos livros, dentre eles; 'A Igreja Cristã na história', 'Contra a Idolatria do Estado', 'O Credo dos Apóstolos'; e publica periodicamente no jornal gazeta do povo. TEXTO. O artigo 'Os temas centrais da Reforma Protestante' foi publicado em 25/10/2021, quando da celebração de 504 anos da Reforma Protestante iniciada no século 16. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu publicidade na Igreja do Castelo de Wittenberg, às suas 95 teses do 'De...
Comentários
Postar um comentário