segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A Sabedoria ESPIRITUAL de São TIAGO

Umas das frases mais famosas acerca da Fé e Obras foi escrita por Tiago, no século I: "Mas alguém dirá: Você tem fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem obras, e eu, com as obras, mostrarei a minha fé." Power! Veja também, outros de seus provérbios de prosa: "quer ser considerado sábio? (...) Aprenda a viver! O que conta é como você vive, não o que você fala"; "digam não ao diabo e ele fugirá de imediato. Digam sim a Deus, e ele os atenderá na hora". Foi a partir desses ditos e provérbios oriundos da Sabedoria antiga de Israel que Tiago escreveu sua carta no primeiro século. Os primeiros pensamentos que surgem na carta são quase um projeto sapiencial de educação, pois desenvolvem um currículo escolar daqueles, tudo em um só módulo. O primeiro ensino apresenta aos alunos algo que faz parte da vida estudantil de todo mundo: os testes e as provas, que na escola da vida são frequentes e cotidianos, inesperados e casuais. São tão fundamentais pra passar de ano e se formar que os alunos devem considera-los uma oportunidade, quase um presente. Bom, a escola de São Tiago tem como objetivo principal do currículo um só desafio: o de que os alunos consigam viver suas vidas junto da Pessoa de Deus. E como só se anda com Deus pela fé, as provações e tentações serão, sempre, situações pra ver se o aluno mantém-se perto de Deus no dia a dia. Ou, ao contrário, se corre direto pra onde o nariz aponta ou em si próprio se esconde, deixando pra passar no teste mais tarde. Enfim, se o aluno bem quiser completar a graduação, pra um dia sair da escola como alguém que conheceu plenamente em sua personalidade a própria Pessoa de Deus, que bom. Mas vai ter que passar pelas provas de Fé. Que tratam sempre do mesmo assunto: confiança. A segunda matéria ensina logo a disciplina mais necessária pra qualquer um que pretende viver a vida diária do "jeito" de Deus: Sabedoria! Sim, ela mesma, a inescrutável "sofia". E o Sábio Tiago é simplório em seu programa escolar, pois, pra ele, todo aquele que deseja receber sabedoria - da Pessoa de Deus; bem, basta pedir! "Peça-a a Deus - diz ele, "que a todos dá liberalmente". Com tranquilidade e de graça. Bom, agora o currículo escolar de Sabedoria torna-se, também, um programa de Sabedoria espiritual, mística mesmo. Pois o objetivo é realizar uma conversa que somente vai acontecer entre (o espírito) de um homem e Deus (que é espírito). Qualquer dúvida leia o artigo do blog: a Espiritualidade mística das orações e preces, e aí, retorne a leitura pra cá. Interessante mesmo é ver como esta segunda matéria se aproxima da primeira, pra que se possa melhor entender o seu valor e também, sua profunda espiritualidade. É só lembrar que o primeiro teste da escola é agir com... Fé. Uma fé bem prática, só pra escolher ficar perto de Deus, ou não. Pois bem, é exatamente a Fé da primeira disciplina que o aluno precisa praticar pra receber, agora, o conteúdo da segunda - a tal Sabedoria. Pois não adianta falar com Deus e pedir Sabedoria pra melhor entender o que está acontecendo; se o pedinte, eu e você, não tiver Fé! Voltamos ao início do primeiro ano? Não. A questão é que todas as matérias já estudadas serão sempre necessárias pra que o aluno continue aprendendo, pois é uma escola de vida; não só de conhecimento, de dados. Bem, logo na segunda matéria o aluno já percebe que só o bom aprendizado da primeira faz verdadeira a experiência da segunda. Haja didática. Pois a mesma confiança que eu tive pra conseguir prestar atenção em Deus, logo será fundamental pra que a presença divina seja convidada a falar comigo - único jeito de eu receber as orientações seguintes da caminhada. Chegamos ao ponto principal, ou quase. Mas, afinal, como eu posso saber que Deus está respondendo meus pedidos? Simples. Eu preciso sentir o conteúdo da matéria que está sendo ensinada. Se a aula é de sabedoria, preciso viver isso. Pra ajudar neste momento crucial do aprendizado, bem no meio da carta Tiago descreve o que é Sabedoria: - mansidão, que é uma resiliência que aguenta a bronca por bom tempo; - humildade e respeito, que significa não julgar e nem fofocar acerca das pessoas com quem vivo; - e, admiração pelos colegas, que, ao contrário da inveja, não faz eu passar rasteira em ninguém. Quem bem esclareceu isso foi o filósofo espiritual, Caio Fábio d´Araújo Filho, quando disse: Admiração é quando você deseja ser como alguém; e inveja é quando você quer ser o "próprio"; e aí, só derrubando ele. Enfim, eu sei que estou vivendo as situações da minha vida com Sabedoria (espiritual) quando sou perseverante nas dificuldades; respeitoso com as pessoas que estão perto de mim nas aflições, e aproveito o exemplo daquele que está no mesmo barco que eu, ou parecido, pra seguir em frente. É isso! Quando eu me sentir assim, já estou vivendo as complicações da vida com Sabedoria. O restante vai ser lucro. De verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário