Pular para o conteúdo principal

ESPIRITUALIDADE 2017. DEUS é mesmo BÃO, Sebastião???

A filosofia surgiu na história da humanidade quando Tales, de Mileto, imaginou pensando por que existimos e de onde viemos, além de outros temas interessantes. Epicuro foi o filósofo que pensou acerca da existência de Deus ao observar a desgraceira geral do mundo dos homens, onde só o sofrimento parecia crescer sem cessar. Para Epicuro parecia impossível que um Deus Bom governasse com grande Poder um mundo tão desgraçado. E parecia mais difícil ainda que um Deus Todo Poderoso governasse com Amor um mundo tão cheio de dores. Daí sua afirmação: ou Deus é bom, mas não é todo poderoso; ou Deus é poderoso, sim, mas não é tão bom, não. A partir disso, a "espiritualidade de quase todo mundo" vai pensar algo que possa animar você a caminhar adiante e com mais esperança nesse ano de 2017. Pra começar, é preciso reconhecer bom valor na interessante questão de Epicuro. O que nos leva ao início da história dos homens, pois lá recordamos que Deus criou a espécie humana à sua imagem e semelhança, ou seja, todo mundo foi feito com personalidade - gente capaz de raciocinar e decidir o que fazer com o que acontece de bom e de ruim diante dos nossos olhos, e mãos. Pois pouco adiantaria Deus nos criar como "seres pessoais" - à semelhança d´Ele, se não tivesse criado também, luz e trevas, paz e guerra, o bem e o mal; os dois lados dessa mesma moeda chamada existência humana no Universo. Afinal, se fosse pra viver a vida sem opções de escolha acerca de como bem experimenta-la, então, aí só restaria aos humanos respirar na Terra como robôs, cheios (só) de instintos. Seríamos somente um outro grupo de animais irracionais no planeta. Mas não foi por aí que Deus quis, e fez! Pronto. Daí que a humanidade por seu representante mítico metafórico histórico, Adão, decidiu, sim, pela escolha do conhecimento do bem e do mal - a tal mordida na maça, o fruto da árvore. A desgraceira geral da humanidade neste pequeno planeta que gira ao redor de si próprio começou, e jamais parou. Deus até enviou um juízo parcial pra limpar a terra da bagunça moral - o dilúvio de Noé, mas, continuamos seguindo em frente. E até aqui chegamos. A maldade aumentou de tal maneira e a humanidade parecia tão sem jeito que, vez ou outra, alguns profetas apareciam pra confirmar que, sim, Deus havia criado tudo e sabia todas as coisas: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.". São as palavras do Profeta Isaías, 2700 anos atrás. Enfim, se Deus sabe todas as coisas, então, melhor meditar um pouco a partir de algo dito pelos seus professores. A ideia é raciocinar junto do sábio judeu greco romano Paulo de Tarso, o Apóstolo São Paulo, ele mesmo. Paulo notou lá pelo ano 55 depois de Cristo que a nação de Israel se afastava da pessoa de Deus, ao mesmo tempo em que muitos gentios - o restante da humanidade na época, se aproximava de Deus. Ao parar pra imaginar o que poderia estar ocorrendo, Paulo percebeu que Deus parecia endurecer o coração do povo de Israel pra que não enxergassem o próprio Deus. Ao mesmo tempo em que parte de Israel também ficou sem fé em Deus. Mas, o que Paulo entendeu que tais atitudes significavam na história de toda a humanidade? Segundo ele, o objetivo era que o conhecimento de Deus chegasse aos outros povos do mundo, pois Israel havia fechado a porta do conhecimento de Deus naqueles dias. A partir disso - e eis aqui nossa (grande) questão, Paulo entendeu que o próprio Deus governou a situação abrindo uma porta pra que a humanidade pudesse ouvir suas verdades. Pois alguns já estavam cansados de só saber o conhecimento do bem e do mal. E o fato de existir uma porta aberta até o conhecimento de Deus significava que a própria nação de Israel poderia entrar, assim que enxergasse isso. Segundo Eugene Peterson: "De algum modo, Deus permite que todos nós conheçamos o que é estar de fora, para que ele, pessoalmente, possa abrir a porta pra nos receber de volta... Vocês já viram algo que se compare à graça generosa de Deus ou à sua profunda sabedoria?". Tá entendendo, então? Israel é uma nação de seres humanos com personalidade, e foi esta realidade existencial que lhes permitiu escolher andar para outros lados, e não só ao lado de Deus. Em respeito à personalidade de Israel, Deus permitiu que vivessem "fora" d´Ele; pra que pessoalmente, então, Deus mesmo viesse abrir a porta para que um dia voltassem. Eis uma visão de um ponto de vista objetivo acerca do porque Deus governa o mundo com muito Poder, mas também, cheio de Amor. Pois se Deus governasse o mundo só com bondade, mas sem capacidade, então suas boas intenções não conseguiriam manter as portas abertas pra humanidade voltar pra Ele, de vez em sempre. E se Deus governasse o mundo só com poder, então Ele apenas limparia toda a maldade com um dilúvio por século, e aí começaria tudo de novo, num ciclo existencial sem razão, e quase sem Deus. Só que não! Pois Deus quer, e decidiu que também precisa, viver a história junto conosco - pessoas racionais e cheias de personalidade. Mas pra viver junto de uma humanidade adolescente que antes precisa conhecer todo o bem e mal, pra só depois então pensar em vivenciar valores eternos junto de Deus Pai. Então, o que restou pra Deus foi a oportunidade de lutar pra ficar perto de nós, sofrendo conosco essa nossa jornada de auto conhecimentos. Enquanto isso, Deus segue governando o mundo com muito amor, e bastante poder, sim. Até que voltemos (tomara) de nossa história de muitos conhecimentos para o real conhecimento da história - a pessoa de Deus. Feliz 2017!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍMBOLOS DE FÉ DA IPB. Aula 3. Teologia e Contexto Histórico.

Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...

SÍMBOLOS DE FÉ. Aula 5. IPB.

Esse texto contém apenas citações de um livro dedicado ao conteúdo informativo sobre a história e temas teológicos da Igreja Presbiteriana do Brasil: NASCIMENTO, Adão Carlos, e MATOS, Alderi Souza de. O que todo presbiteriano inteligente deve saber. Santa Bárbara do Oeste, SP : SOCEP Editora, 2007. Este resumo de citações é de uso exclusivo para utilização em aulas do SPS, no objetivo de definir contextos e entendimentos importantes acerca da Disciplina Símbolos de Fé de Westminster. "QUEM SOMOS. A Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB - é uma federação de igrejas que tem em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Suas origens mais remotas encontram-se nas reformas protestantes suiça e escocesa, no século 16, lideradas por...

REFORMA PROTESTANTE. Teologia e Doutrinas.

Esse texto traz um resumo abreviado com citações, de artigo publicado pelo teólogo protestante Franklin Ferreira, no jornal gazeta do povo, Curitiba PR: 'Os temas centrais da Reforma Protestante'. O teólogo, diretor de seminário e pastor Franklin Ferreira graduou-se em teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo pós graduação na Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, sendo autor de diversos livros, dentre eles; 'A Igreja Cristã na história', 'Contra a Idolatria do Estado', 'O Credo dos Apóstolos'; e publica periodicamente no jornal gazeta do povo. TEXTO. O artigo 'Os temas centrais da Reforma Protestante' foi publicado em 25/10/2021, quando da celebração de 504 anos da Reforma Protestante iniciada no século 16. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu publicidade na Igreja do Castelo de Wittenberg, às suas 95 teses do 'De...