"Ele ordenou a seus anjos que o guardem para onde quer que você vá." É isso. O salmo 91 da página que quase todo mundo deixa aberta em seus lares e comércio é um poema clamando pela ajuda de Deus diante da ameaça das guerras e pragas. E quem é que virá para socorrer os homens? Sim, eles mesmos, os anjos, de Deus!
E já que vamos aproveitar histórias de cinema pra pensar a Espiritualidade dos Anjos (da Guarda) que nos protegem, lembremos aqui de dois bons filmes: "CIDADE DOS ANJOS", com Meg Ryan e Nicolas Cage, de Brad Silberling, 1998; e "UM CONTO DO DESTINO", com Colin Farrell e Russell Crowe, de Akiva Goldsman, 2014.
Bruno Carmelo nos oferece boa sinopse e análise de "Um Conto...", no blog adorocinema: "Antes de entrar na sala de cinema, deixe o cinismo do lado de fora”. Essas foram as palavras dos atores Colin Farrell e Jessica Brown Findlay em uma das entrevistas sobre Um Conto do Destino. Os dois provavelmente já previam alguma dificuldade para o público aceitar a história (...) De fato, apesar de o livro original ser popular e respeitado nos Estados Unidos, a versão cinematográfica adota tão cegamente o tom fantástico que só pode ser aceita por um espectador profunda e sinceramente romântico... Os conceitos elaborados pelo diretor Akiva Goldsman e sua equipe não ficam nada claros, mas se existe um verdadeiro mérito nesta história atípica, é nadar contra a norma de Hollywood e acreditar no sucesso de um tipo de magia e ilusionismo que a indústria abandonou há muito tempo."
E acerca do bacana e romântico "Cidade dos Anjos", vale lembrar que se trata de uma refilmagem do belo Asas do Desejo, filme alemão de Wim Wenders. O filme inicia e termina com interessantes cenas angelicais, e a primeira delas retrata a verdade espiritual de que nossa alma é acompanhada por anjos daqui para outra dimensão assim que morremos, momento no filme em que o anjo Seth NIcolas CAGE conhece e se apaixona pela médica Maggie Meg RYAN. Eis a história de amor que o Anjo tudo vai oferecer pra viver, até a sua eternidade, se possível. Em meio a tudo isso, acontecem alguns encontros espirituais interessantes entre homens e anjos, quase sempre de forma invisível. Há cenas diversas em que os Anjos de "Cidade..." atuam pra proteger os seres humanos, algo bastante real e verdadeiro conforme ensina a Espiritualidade Judaico-Cristã, pois desde sempre Deus envia seus Anjos dos Céus até a Terra a fim de cuidar das pessoas e também pra promover certas atividades que são do interesse de Deus por aqui. Eis a razão pela qual a crença de que há Anjos da GUARDA agindo por aí é uma boa ideia espiritual, sim, sendo inclusive, algo acessível a todos nós; pois o Profeta Jesus nos ensina na oração do Pai Nosso o que deve-se fazer para espiritualmente se proteger, hoje em dia: simples. Ora, é preciso pedir a Deus para "Não nos deixar cair em tentação", e também para que "Ele nos livre do mal!" Eis o bom pedido. Uma necessidade nossa que Deus vai logo responder através de seus mensageiros celestiais, pois boa parte da nossa proteção cotidiana depende deles mesmos - dos Anjos da Guarda, de Deus, entre os homens.
Já a atuação angelical na aventura fantástica "Um Conto do Destino" se desenvolve de uma forma mais mágica, pois os próprios seres humanos é que são enviados para proteger uns aos outros, certas vezes - fazendo às vezes de Anjos da Guarda de Deus sobre a humanidade. Um jeito interessante e perspicaz com que o enredo tenta dramaticamente nos envolver junto da real ação angelical protetora invisível de Deus que ocorre costumeiramente por aqui. Ao mesmo tempo, o filme apresenta alguns anjos do Mal movendo-se pelo nosso mundo; outra boa verdade espiritual da nossa existência por aqui - que no filme é um Anjo mesmo, ou demônio, como bem ensinam as Escrituras.
Enfim, eis dois bons e interessantes filmes pra refletir algumas realidades espirituais de quase todo mundo. Pois certamente não estamos sozinhos neste mundo, como se fossemos a única espécie com personalidade consciente e moral por aqui - pois há Anjos entre nós, de verdade.
Algo que vale muito a pena entender espiritualmente é que a Pessoa de Deus age de muitos jeitos e diversas maneiras para governar a vida humana e a própria natureza da Terra - eis o modo pelo qual entendemos que os Anjos são divinos mensageiros espirituais nesta criação. Não é nada, não é nada, já se sabe melhor o que um bom "Livra-nos do Mal" pode realizar, por aqui. Por que não? Bons filmes.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário