TEXTO Bíblico. “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4.7).
Comentário. A sujeição do cristão ao Senhor deve ser um ato voluntário de submissão a Deus, em todas as áreas da vida. Submeter-se a Deus significa obediência.
MEDITAÇÃO. Aprendemos na Bíblia que as nossas vidas sofrem uma grande influência espiritual maligna, que tem o objetivo de nos afastar da Pessoa de Deus. Como os pecados afastam os seres humanos de Deus, entao, o espírito maligno age exatamente nas nossas tentações, pra que pratiquemos pecados e vivamos longe de Deus. Eis a razão porque o espírito maligno Satanás é chamado de o "tentador".
Nestas situações, a orientação de Jesus e Apóstolos pra que eu e você não venhamos a cair em tentação, não é um confronto direto e pessoal com o espírito maligno. Na verdade, como somente Deus é sábio e poderoso diante das dimensões espirituais da vida humana. E como somente Deus é capaz de nos dar pensamentos e vontades saudáveis, então, a orientação ao cristão é confiar mais em Deus, do que em si próprio. Isto acontece através de uma vida cotidiana de submissão diante de Deus. Submissão à presença e palavra da Pessoa de Deus, para que consigamos estar fortes em Deus, sendo capacitados a dizer não para as tentações. Pois sem Deus, iremos perder e cair nas tentações, sempre. Portanto, submeta-se a Deus, para que somente Ele seja Deus na sua vida.
ORAÇÃO. Pai Nosso que está nos céus, que venha o teu reino e seja feita a tua vontade sobre mim. Ilumina meus pensamentos e abençoa os desejos do meu coração. Não me deixa cair em pecados quando eu estiver sendo tentado, mas livra-me do mal. Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória, pra sempre. Amém! Autor. Ivan Santos Rüppell Júnior é professor, advogado e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário