sexta-feira, 6 de agosto de 2021

FELIZ DIA DO DEUS PAI NOSSO QUE ESTÁ NOS CÉUS! 08 de Agosto 2021

Todo ser humano que crer nas obras de Jesus realizadas na Páscoa será batizado (unido espiritualmente) pra viver junto de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Eis a mensagem essencial da religação entre Deus e os homens feita pela religião do Cristianismo, que logo convida os Cristãos pra falar com Deus no dia a dia através da Oração do Pai Nosso. Afinal, ao nascer de novo como pessoas humanas através de um ato espiritual de Deus em nossa consciência e personalidade, somos feitos filhos de Deus. Mas, esse novo relacionamento diante de Deus Pai não é tão fácil de ser plenamente vivenciado por nós, não. Se aprender a ser filho de um pai terreno e visível não é tão simples, imagina então, aprender a ser filho de um Pai espiritual e transcendente como Deus. Sobre esse tema, o Apóstolo Paulo escreveu alguns versos na carta aos romanos 8.15-17, que vale a pena meditar, começando pelo verso 16, que diz assim, em duas versões: "O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.", e "O Espírito de Deus entra em contato com nosso espírito e confirma nossa identidade. Sabemos quem ele é, e sabemos quem somos: Pai e Filhos." (Bíblia A Mensagem). Paulo explica neste capítulo 8 de Romanos que os cristãos se tornam livres da condenação imposta pela natureza humana; que sempre nos impulsiona para praticar o que não satisfaz, pois agora os cristãos já tem acesso aos impulsos e desejos do Espírito Santo; que vai produzir interesses e sensações saudáveis e satisfatórias em nós. Sendo que essa experiência existencial ocorre sempre diante da Pessoa de Deus, ao redor do desafio se iremos nos relacionar com Deus como Senhor, ou se iremos agir como os donos de nossas vidas. Nessa realidade, o Espírito Santo trabalha em nossa consciência racional e personalidade espiritual pra que saibamos que Deus é... Pai! Isso mesmo! Só que não vai ser tão fácil para o Espírito Santo realizar essa obra em nós, pois naturalmente aprendemos a confrontar a Autoridade bendita de Deus, e assim atrapalhamos essa relação essencial de nossas vidas. Afinal, já buscamos ser independentes e assumir nós mesmos a autoridade sobre a vida desde sempre. Mas o negócio é que não adianta ser Pai celestial, tem que participar, e por isso Deus sempre corre atrás de nós, iluminando e quebrantando nossa pessoa pra ver se paramos de correr atrás do próprio rabo. E assim começamos a olhar pra frente, olhar para o Deus e Pai Nosso que está na área. Por isso mesmo, o Espírito Santo fala ao nosso coração que Deus é Pai, sendo algo que iremos semear quando começarmos a dizer isto pela fé em nossas palavras, ao orar o "Pai Nosso". E nessa caminhada de Fé na obra de Jesus que promete nos colocar na Presença de Deus Pai e numa experiência junto do Espírito Santo, a promessa divina é que não teremos mais medo de crer e confiar, buscar e depender da Presença e Autoridade de Deus Pai em nossas vidas. Bem interessante é o modo como o Messias e Mestre Jesus ensina eu e você a desenvolver esse relacionamento, nos chamando pra estar com Deus sempre atentos em primeiro lugar... na Pessoa d'Ele! Pra fazer isso, Jesus repete no Sermão do Monte algumas orientações sobre o modo como devemos nos encontrar com Deus, sendo que o princípio fundamental é termos a atenção e interesses voltados para a Pessoa de Deus. Assim, Jesus diz para sempre nos preocuparmos com o Deus Pai que vê em secreto, ao invés de nos preocupar com os outros, que se interessam com as aparências. Jesus diz que nas caridades nossa mão esquerda não deve saber o que faz a direita, para que nosso Pai que vê em segredo nos recompense. Jesus ainda diz pra orar em secreto no quarto, pois nosso Pai celestial que vê em secreto, nos recompensará, pois Ele sabe o que precisamos antes mesmo de fazermos o pedido. E Jesus diz pra jejuar bem arrumado diante dos outros, pois assim o nosso Pai que vê em secreto vai recompensar. Jesus também diz que o Pai celestial sabe de tudo que precisamos na vida material, e por isso devemos buscar a Deus e seu Reino e Justiça em primeiro lugar, e tudo nos será acrescentado enquanto vivemos e trabalhamos abençoados por Deus. Enfim, a questão é que temos diversos ensinos práticos sobre caridade e orações, jejuns e situações que surgem a partir da nossa fé, em que Jesus procura conduzir os Cristãos batizados para a melhor relação disponível aos homens no dia a dia - que é a relação diante de Deus como nosso verdadeiro Pai. E para aprender isto, devemos prestar atenção na Presença invisível e real, espiritual e paternal de Deus Pai em primeiro lugar, ficando atentos para o nosso interior e espírito, aonde iremos conhecê-lo pessoalmente em secreto - em espírito e verdade. Conforme Jesus, é desse modo que vamos estar semeando a presença do Espírito Santo, que irá agir em nossa consciência e personalidade pra confirmar ao nosso coração, os cuidados pessoais que Deus Pai realiza em nossas vidas. Esse relacionamento bendito é dificultado pela nossa rebeldia natural e o engano existencial de que as autoridades impedem a nossa Liberdade. No entanto, conforme e dentro dos princípios e valores de Deus, as autoridades são instrutores e cuidadores benditos da nossa existência, de acordo com a condição e função para que são capacitados - sendo que Deus Pai Todo Poderoso é completo e único como a Autoridade da vida toda da gente. Ao mesmo tempo, Deus também nos abençoa na história com professores e mentores, lideres e chefes, e autoridades públicas diversas, além de nossos pais terrenos - que mesmo sendo imperfeitos sabem dar boas coisas pra nós; imagine então, o que não nos dará o nosso Pai perfeito que está nos céus. É isso! Fica o chamado de Jesus pra aprendermos mais sobre a verdadeira relação com Deus, que é conhecê-lo como Pai Nosso que está nos céus! Sendo que o Espírito Santo deseja confirmar hoje mesmo ao nosso espírito esse conhecimento maravilhoso. Feliz dia do Pai Nosso que está nos céus, pra você! (p/ Ivan Santos Rüppell Júnior, Pastor da Igreja Presbiteriana e Professor)

3 comentários:

  1. Amém, obrigada por compartilhar. Dedé

    ResponderExcluir
  2. O SENHOR me disse o seguinte:
    - Homem mortal, com um só golpe, vou levar aquela que você mais ama. Não reclame, não chore, não derrame lágrimas.
    Não deixe que ninguém ouça os seus gemidos. Não ande sem chapéu ou descalço, como sinal de luto. Não cubra o rosto, nem coma a comida que oferecem nos enterros.
    De manhã eu estava falando com o povo, e à noite a minha esposa faleceu. No dia seguinte, fiz como o SENHOR havia mandado.
    Ezequiel 24:15-18

    O nosso Pai é o nosso Senhor. Obedecemos em qualquer situação.

    ResponderExcluir