AS OBRAS PIEDOSAS DOS CRISTÃOS. Encontros de Pequenos Grupos da Igreja Presbiteriana Olaria, Maio de 2022
TEXTO Bíblico Base: "Tenham o cuidado de não praticar suas obras de justiça diante dos homens para serem vistos por eles..." (Mateus 6.1).
COMENTÁRIO. A exortação do Senhor Jesus é para termos o cuidado de não praticar obras piedosas cristãs, mais preocupados em ser "honrados pelos outros", do que em servir a Deus! Jesus estava ensinando seus discípulos a ficar atentos aos desejos orgulhosos do coração, no momento deles praticarem atitudes religiosas em sua vida e na sociedade, como são as "obras de justiça", de oração, doação e jejum (Mateus cap 6). Neste sentido, um valioso projeto cristão de piedade religiosa e boas obras na história foi o "Exército da Salvação": Esta obra surgiu quando a
Revolução industrial do séc 19 também aumentou rapidamente a população das cidades e assim ajudou a crescer a miséria social. Preocupado com o clamor dos pobres, William Booth e sua esposa, Catherine, fundaram em 1865 uma missão aos pobres, na periferia de Londres. Ao redor do casal de evangelistas estavam lares superlotados, nos quais havia violência familiar, bebedeira, prostituição e desemprego. William acreditava que a situação só mudaria quando o coração das pessoas fosse transformado pelo conhecimento de Jesus Cristo. Os Booths criaram estabelecimentos comerciais chamados de "Comida para Milhões", oferecendo refeições baratas. Se a pessoa estivesse de estômago cheio, seria mais fácil ouvir a mensagem de Cristo. Em 1878, o grupo assumiu o nome de Exército da Salvação, e suas bandas marchavam pela cidade e faziam sucesso, tocando músicas seculares de apelo popular com letras cristãs. A vida familiar melhorou por causa da influência do Exército da Salvação, com William viajando 8 milhões de km e pregando 60 mil sermões, tendo alistado 60 mil obreiros oficiais na causa. Enquanto levava sua mensagem aos pobres da Inglaterra, o Exército da Salvação representava o trabalho incansável daquele que havia ministrado aos pescadores, às meretrizes e aos leprosos." (*p 196-198). COMPARTILHAR. 1. O que chama sua atenção no fato de Jesus ensinar a importância da oração, caridade e jejum como práticas religiosas aos cristãos? 2. Por que a Igreja e povo cristão tem dificuldades em organizar, desenvolver e manter obras de ação social nas comunidades e diante do próximo? 3. De que maneira a Igreja Cristã poderia utilizar a experiência do Exército da Salvação nos dias atuais na sociedade? ORAÇÃO pelos pedidos do grupo e pela Celebração conjunta do Povo de Deus na Igreja, aos Domingos! (Referência: livro, Os 100 acontecimentos mais importantes da História do Cristianismo, Curtis, Lang e Petersen, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2003).
Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.
ResponderExcluirTiago 1:27