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NÃO IRRITEM AS CRIANÇAS!! Outubro de 2021

"Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem." (Carta de Paulo aos Colossenses, cap 3.21). A civilização ocidental tem uma tradição educacional formada junto de lideranças religiosas, devido às instituições e valores judaico-cristãos, além de perspectivas de aprendizado greco-romanos, sendo que a identidade infantil foi bastante valorizada pelo Cristianismo a partir das orientações dadas por Jesus Cristo e seus Apóstolos. Assim, o princípio relacional entre pais e filhos que o Apóstolo Paulo ensina aos colossenses acontece ao redor do necessário aprendizado da identidade infantil que a família deve promover, conforme esclarece o comentário da Bíblia de Genebra do texto da carta aos Efésios 6.4: "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor"; no seguinte destaque: "criai-os. o grego sugere a ideia de nutrir e ajudar a florescer. Aos pais se confia as mentes, sentimentos e corpos destes tenros portadores da imagem divina. Logo, os filhos não existem para os pais, mas os pais, para os filhos - para ajudá-los a desenvolverem-se como pessoas diante de Deus." Sim, é surpreendente como a personalidade individual é valorizada no cristianismo, já que os filhos não são considerados como "bens" utilitários da família e Estado, mas sim, são seres humanos em formação de sua identidade própria, segundo a bênção dada por Deus assim que os criou à imagem divina como Pessoas conscientes, com capacidade para se desenvolver racional e sentimentalmente na existência. Neste sentido, quando pais e adultos compreendem que sua autoridade familiar e social diante de filhos e crianças será também uma relação de aprendizado existencial da personalidade dos pequeninos, eis que tal oportunidade se transforma num grande privilégio e desafio. Daí que a convocação divina pra que pais e educadores não irritem filhos e crianças requer o tratamento inicial da própria personalidade dos pais e educadores, antes de mais nada. Ou seja, não adianta ser pai, mas é preciso ser sábio pra participar saudavelmente da história de vida das crianças. E com ecos de Salomão, eis que o grande texto sobre Sabedoria relacional do Cristianismo foi escrito pelo Apóstolo Tiago; dá uma olhada: "Quer ser considerado sábio? Quer ter reputação de quem entende? Esse é o caminho: Aprenda a viver!... Viva com humildade! O que conta é como você vive, não o que você fala... A verdadeira sabedoria, que vem de Deus, começa com uma vida santa e é vista no relacionamento com o próximo. É cheia de gentileza, bom senso, misericórdia e é pra lá de abençoada. Não muda como o tempo instável e não tem duas caras. Essa sabedoria se confirma na vida comunitária. Você poderá ter uma comunidade saudável, sólida, bem-sucedida e que Deus aprova somente se trabalhar duro para fortalecer os relacionamentos, tratando todos com dignidade e honra." (Tiago 3.13-18, Bíblia A Mensagem). Esse negócio de ser Sábio para se tornar capaz de conviver com os outros com alguma autoridade digna é tão sério, que ao anunciar a vinda do Messias, o Profeta Isaías revelava o modo como o Cristo de Deus iria ensinar a humanidade com espírito de mansidão e sabedoria: "Olhem bem para meu servo. Estou dando a ele pleno apoio. Ele é meu escolhido, e eu não poderia estar mais satisfeito com ele. Eu lhe dei do meu Espírito, da minha vida. Ele estabelecerá a justiça entre as nações. Não chamará atenção para o que faz com discursos espalhafatosos ou desfiles pomposos. Ele não vai menosprezar os oprimidos nem os fracos, nem fazer pouco caso do cidadão comum, mas, com firmeza e constância, estabelecerá a justiça" (Isaías 42, Bíblia A Mensagem). E olhe que foi essa "atitude" de sabedoria no falar e conviver que fez com Jesus de Nazaré fosse identificado como um Rabi e Professor de Autoridade, mesmo quando estava chamando a atenção e disciplinando pecadores e prostitutas, líderes religiosos e sacerdotes, pais e mães de toda Judeia e Samaria; pois "quando ouviram a respeito de tudo o que ele estava fazendo, muitas pessoas... foram atrás dele." (Ev. de Marcos, 3.8). A razão do sucesso de Jesus como autoridade entre homens e crianças, mulheres e jovens era de que a sua sabedoria tinha bases e origens no poder de Deus, conforme seus discípulos percebiam segundo o costume habitual de Jesus de buscar a presença de Deus em oração, tanto para o dia a dia comum como para as situações de tomadas de decisão: "Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos." (Lucas 6.12-13). E foi essa inovadora e fundamental experiência de dependência de Deus que Jesus bem ensinou a seus discípulos, a fim de que eles também conseguissem aprender como se tornar sábios em vida, conforme o destaque dado no princípio ensinado anos mais tarde, por Tiago: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar...". (1.5). É isso! Neste feriado prolongado que recorda a importância das crianças, assuma o compromisso de buscar a Deus pra se tornar uma personalidade saudável na vida dos pequeninos da sua história. Sim, busque a Deus e peça sabedoria; pois conforme Jesus ensinou; "peçam e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam e a porta lhes será aberta... Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!" (Lucas 11.9-13). Feliz Dia das Crianças, lembrando sempre que a disciplina e correção dos sábios dá tranquilidade aos alunos e filhos, pois "é melhor encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um tolo em sua insensatez." (Provérbios 17.12). "Pais, não sejam severos demais com seus filhos, pois acabarão esmagando o espírito deles." REFERÊNCIAS: (Bíblia de estudo de Genebra, Edit Cultura Cristã, São Paulo, 1999, p 1409). (Bíblia A Mensagem, Eugene Peterson, Edit Vida, SP, 2011). Autor. Ivan S Rüppell Jr é Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e Professor de Ciências da Religião.

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