Texto Bíblico: Carta do Apóstolo Paulo a Filemon. Essa carta é breve e deve merecer sua leitura integral, algo que não vai demorar nem poucos minutos. Seguem alguns versículos aqui, para nossa meditação bíblica. "Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os cristãos. Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo. (...) Apelo em favor de meu filho (espiritual) Onésimo, que gerei enquanto estava preso (...) Escrevo-lhe certo de que você me obedecerá, sabendo que fará ainda mais do que lhe peço." (Carta a Filemon, versos 4-6, 10, 21).
Meditação. No verso 6, o Apóstolo Paulo faz orações para que a "Comunhão da Fé" de Filemon possa crescer, até ele receber tudo de bom que Deus derrama sobre os cristãos, quando esses dedicam-se a andar com Deus no dia a dia. A Comunhão da Fé que deve ser desenvolvida por Filemon tem a ver com "compartilhar as vivências" da fé cristã junto dos irmãos da igreja de Cristo, mesmo os que estão longe e são de outras regiões. Naquela situação, Paulo pede que Filemon haja como um cristão diante de um escravo fugitivo que lhe causou possíveis danos, e comece a trata-lo como um irmão em Cristo. Pois viver diante de Deus em Jesus; segundo o Apóstolo Paulo, significa que ele, Filemon e Onésimo são todos filhos de Deus e irmãos em igualdade de valor e dignidade, sendo algo que deve aproxima-los apesar de todas as situações, de forma que Deus possa abençoa-los enquanto eles amadurecem como cristãos; tudo junto ao mesmo tempo.
Reflexão. 1. Paulo pede para Filemon algo que ele poderia ordenar como Apóstolo e lider cristão, já que o perdão é um mandamento. Você aceita que alguém lhe diga o que fazer em nome de Cristo, e você entende que isto seria algo bom para o seu amadurecimento espiritual? 2. Como vai a sua "Comunhão da Fé", ou seja, você tem tempo para meditar na Bíblia e orar junto com outros cristãos, e consegue desenvolver boas obras e atividades junto deles? ORAÇÃO: Querido Deus e Pai Nosso que está no Céu. Pedimos que o Senhor nos ilumine para que consigamos perdoar, assim como o Senhor nos perdoa e fica conosco a cada vez que invocamos teu Nome. Ajuda-nos a amadurecer espiritualmente enquanto nos esforçamos para andar junto de outros cristãos, e que na nossa vida haja lugar e tempo para desenvolver atividades cristãs, seja de conhecimento da Palavra de Deus ou de caridade ao próximo. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é Professor de Teologia e Ciências da Religião.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário