TEXTOS Bíblicos.
"No dia seguinte, João (Batista) estava novamente com dois de seus discípulos. Quando viu Jesus passar, olhou para ele e declarou: "Vejam! É o Cordeiro de Deus!" Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus." (Evangelho de João, cap. 1. 35-37).
"Mas, quando chegou o plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei. Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos. E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: "Aba, Pai". (Gálatas 4.4-6).
MEDITAÇÃO. A plenitude do tempo revela o momento em que ocorreu no planeta Terra e todo Universo a Páscoa original, que é algo bem diferente de ser a primeira Páscoa.
Afinal, a primeira Páscoa ocorreu no Egito assim que instituida por Deus e ali realizada junto da última das dez pragas. Pois a praga da morte dos primogênitos foi derramada sobre a terra egípcia até alcançar toda a população, sendo que os filhos de Israel foram libertos desta maldição porque seus pais tiveram fé e colocaram sangue de um cordeiro nas laterais das portas de suas casas. E assim a morte passou sobre essas casas não causando desgraças ali, vindo dai o nome Pessach - passar sobre, Páscoa!
No entanto, a Páscoa original não ocorreu no Egito, e não ficou limitada naquela região e nem foi feita com o sangue derramado de um bicho cordeiro. Na verdade, a Páscoa original do Universo ocorreu em Jerusalém e alcançou todas as dimensões da existência, quando o Filho do Homem Jesus de Nazaré foi sacrificado para que toda a Humanidade pudesse ser salva da morte espiritual eterna, pois "Deus tanto amou o mundo que entregou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3.16). Conforme o destaque do comentarista biblico John Stott sobre a plenitude dos tempos em que a Páscoa aconteceu; no início do primeiro milênio do Cristianismo havia a pax romana que garantia certa ordem e segurança no império, o que iria facilitar o envio de discípulos de Cristo para anunciar a muitas nações o evento da Páscoa Cristã, numa época em que o grego era a língua predominante, sendo algo que ajudaria na propagação da mensagem. Ainda, era um período de grande fome espiritual da humanidade, devido ao cansaço com as divindades romanas e o engano das religiões de mistério e gnosticismo, ao mesmo tempo em que os povos tementes a Deus se achegavam nas sinagogas em busca do conhecimento dado pelos profetas sobre a verdade do monoteísmo oriundo do judaismo. Em meio a tudo isso, o apóstolo Paulo definiu a sua missão de anunciar para todas as pessoas em todos os lugares a mensagem da Páscoa original: "Assim, desde Jerusalém a arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo". (Rm 15.19). Feliz semana de Páscoa!
ORAÇÃO. Pai Nosso que está nos céus. Ilumina os nossos corações e renova a nossa Fé Cristã nesta semana de Páscoa. Abençoa nossas mentes e alegra nosso espírito no conhecimento da Páscoa original de todas as eras e lugares, que ocorreu na plenitude dos tempos do Amor de Deus derramado sobre a humanidade, amém!
Autor. Ivan S Rüppell JR é professor, advogado e ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
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