O Sábado - ou a celebração religiosa que Jesus praticava era no sábado mesmo. Os cristãos praticam o sábado de Jesus no Domingo porque a Ressurreição que realizou a maior bênção do Evangelho do Messias ocorreu no domingo. Mas o importante é dar uma olhada no cap. 2 do Evangelho de Marcos e aprender como era o Sábado de Jesus. Isto porque o Sábado de Jesus era uma conduta de vida diante de Deus, ao invés de somente estar na presença de Deus. Até porque a sabedoria de Deus conforme esclarece o Apóstolo Tiago em toda sua carta é uma conduta a ser vivida, e não um conceito a ser aprendido. A celebração de Jesus para adorar a Deus inicia antes do dia de sábado no evang. de Marcos, quando Jesus perdoa os pecados da personalidade do rapaz e aproveita pra curar sua paralisia física. Depois, Jesus chama um grande pecador pra ser seu seguidor, e ainda vai almoçar na casa do cidadão pra onde se dirigem tantos outros pecadores e publicanos, assim como era Mateus. Em outro dia, no dia de sábado mesmo, Jesus acompanha os discipulos enquanto eles fazem o serviço de colher espigas pra matar a fome, e aproveita pra ensinar que não há problema em cuidar do ser humano no Sábado, até porque Deus criou o Sábado pra isto mesmo. É isso. O Sábado de Jesus era uma celebração de conteúdo e vivência diante de Deus e junto dos homens, em que o Cristo demonstrava através do anúncio do Evangelho a chegada do Reino dos Céus - ambiente celestial na Terra que gera uma conduta que se faz o real conhecimento da pessoa de Deus. Pois Deus é amor e quem não ama também não conhece Deus! Ora, o amor é a prática dos dez mandamentos.
ORAÇÃO. Senhor Deus e Pai Nosso que está nos céus. Que venha o seu reino e seja feita a sua vontade em nós. Faze-nos cumprir os mandamentos e dá-nos sabedoria pra que não sejamos egoístas e vaidosos, mas puros de coração e generosos, prudentes e símplices. Amém.
Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, capelão da Repas e ministro da Ig. Presbiteriana, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário