O Sábado - ou a celebração religiosa que Jesus praticava era no sábado mesmo. Os cristãos praticam o sábado de Jesus no Domingo porque a Ressurreição que realizou a maior bênção do Evangelho do Messias ocorreu no domingo. Mas o importante é dar uma olhada no cap. 2 do Evangelho de Marcos e aprender como era o Sábado de Jesus. Isto porque o Sábado de Jesus era uma conduta de vida diante de Deus, ao invés de somente estar na presença de Deus. Até porque a sabedoria de Deus conforme esclarece o Apóstolo Tiago em toda sua carta é uma conduta a ser vivida, e não um conceito a ser aprendido. A celebração de Jesus para adorar a Deus inicia antes do dia de sábado no evang. de Marcos, quando Jesus perdoa os pecados da personalidade do rapaz e aproveita pra curar sua paralisia física. Depois, Jesus chama um grande pecador pra ser seu seguidor, e ainda vai almoçar na casa do cidadão pra onde se dirigem tantos outros pecadores e publicanos, assim como era Mateus. Em outro dia, no dia de sábado mesmo, Jesus acompanha os discipulos enquanto eles fazem o serviço de colher espigas pra matar a fome, e aproveita pra ensinar que não há problema em cuidar do ser humano no Sábado, até porque Deus criou o Sábado pra isto mesmo. É isso. O Sábado de Jesus era uma celebração de conteúdo e vivência diante de Deus e junto dos homens, em que o Cristo demonstrava através do anúncio do Evangelho a chegada do Reino dos Céus - ambiente celestial na Terra que gera uma conduta que se faz o real conhecimento da pessoa de Deus. Pois Deus é amor e quem não ama também não conhece Deus! Ora, o amor é a prática dos dez mandamentos.
ORAÇÃO. Senhor Deus e Pai Nosso que está nos céus. Que venha o seu reino e seja feita a sua vontade em nós. Faze-nos cumprir os mandamentos e dá-nos sabedoria pra que não sejamos egoístas e vaidosos, mas puros de coração e generosos, prudentes e símplices. Amém.
Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, capelão da Repas e ministro da Ig. Presbiteriana, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário