Não são poucas as vezes em que Jesus conta parábolas ou faz declarações, em que o Cristo provoca surpresas e até confusão na mente dos homens. Isso ocorre, por exemplo, quando Jesus afirma que os últimos a ouvir o Evangelho serão os primeiros a entrar nos Céus, e que as maiores autoridades do Reino dos céus serão aqueles que gerenciam o serviço ao próximo ao invés dos que dominam a administração.
Foi nesse modelo de ensino que Jesus explicou porque ensinava contando parábolas: "Pois ao que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado." (Mateus 13. 12).
Essa Palavra de Jesus foi explicada na parábola do Servo vigilante (Lucas 12.35-48), que trata das caracteristicas de um funcionário prudente e fiel - pois o seu Senhor vai encontrar ele atento e fazendo um bom trabalho, quando eles se virem, de novo. Ocorre que o apóstolo Pedro ficou na dúvida sobre para quem Jesus contava essa parábola, que vinha com um aviso e uma consequência tão graves. Por isso, Jesus esclarece que aquele servo que ficou tomando 'conta da casa' com dedicação e trabalhando bastante será o servo que receberá ainda mais incumbências na volta do seu Senhor, pois este ainda vai lhe confiar "todos os seus bens". E um complemento final de Jesus para a pergunta de Pedro está nos versículos 47 e 48: "Aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites."
Dessa forma, aprendemos que o servo 'vigilante, prudente e fiel' é aquele cristão que 'conhece a vontade de Jesus' e a partir disto, recebe pessoas e tarefas para cuidar no Reino dos céus do Evangelho do Cristo aqui na Terra. Nessa situação, tudo que já sabemos do Evangelho de Jesus e toda pessoa e atividade que temos recebido de Jesus para cuidar desde o dia em que nascemos de novo como cristãos, então, 'estes' são os 'bens' iniciais do Reino dos céus que temos recebido desde agora. Sendo que iremos receber muitos mais se seguirmos efetivamente 'trabalhando' em favor da visão do Evangelho, enquanto Jesus reina sobre a Terra direto lá dos céus.
Por isso que se diz, então, que aquele que já têm recebido, ainda irá receber mais. Mas, todo aquele que não têm aberto as mãos e o coração para cuidar desses 'bens' de Deus nestes dias, e então guardar todos, irá receber ainda menos. Pois ele decidiu não receber o que é de Deus, ao escolher não cuidar do Evangelho e dos 'bens' do Reino de Jesus.
E ainda, aquele que têm aprendido bastante conteúdo sobre o que e como fazer algo para o Reino de Deus, e não coloca isto em prática e não obedece direito, ora, esse será mais cobrado e disciplinado do que aqueles que aprenderam pouco e não sabem muito sobre o que deveriam fazer - pois "aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão." (verso 48). AJUDE o Instituto Vó Durvina, na educação e cuidado de adolescentes vulneraveis. Contato: (41) 9 99286-8895 / E-mail: contato@acpcuritiba.org.br (O Instituto Social Vó Durvina atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e resgatar a cidadania, oferecendo atividades recreativas e lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura e apoio escolar.) autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de teologia e ciências da religião, Ig. Presbiteriana do Brasil.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
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