Ter Fé é uma responsabilidade dos seres humanos na história do Reino de Deus no planeta terra.
E o principal conhecimento da Religião Cristã que deve-se ter fé é o ensino de que Jesus de Nazaré é o Cristo! Conforme afirma o apóstolo João em 1João 2, se não tivermos fé neste conhecimento, não teremos nada, pois "aquele que nega o Filho também não tem o Pai. Quem reconhece o Filho tem também o Pai." Ou seja, é pela Fé em Jesus como o Messias que nós temos a capacidade de termos Deus como Pai. Esse ensino básico que quase todos aprendemos no início da nossa aproximação com o cristianismo é o próprio fundamento da religião-religação da nossa Fé, e por isso, devemos cuidar para que permaneça em nós "o que foi ensinado desde o começo. Se o fizermos, permaneceremos em comunhão com o Filho e com o Pai." Assim, saber que Jesus é o Filho de Deus é o conteúdo da fé que conduz todos os cristãos num relacionamento de comunhão com Deus Pai, "e, nessa comunhão, desfrutamos a vida eterna que ele nos prometeu."
Observe que o Apóstolo João está escrevendo tudo isto para que nenhum cristão seja enganado sobre Jesus, porque tanto na época de João como em qualquer período da história, muitos irão dizer que Jesus é somente um profeta ou um sábio, um padrão de moralidade ou de caridade, um homem iluminado ou um ser superior, mas, na verdade - Jesus é o Cristo! Eis a razão porque João "escreve estas coisas para adverti-los sobre os que desejam enganá-los." (1 João 2.23-26).
Mas, afinal, qual é a origem desta Fé?
Dá uma olhada: "Vocês, porém, receberam a unção, e ela permanece em vocês, de modo que não precisam que alguém lhes ensine a verdade. Pois o que a unção lhes ensina é a verdade... portanto, como lhes ensinou a unção, permaneçam nele (em Jesus, o Cristo)." (1 João 2.27).
O Espírito Santo de Deus é a unção que oferece aos homens a Fé cristã.
Portanto, a origem da Fé dos cristãos é o 'conhecimento' iluminado que nós recebemos do Espírito Santo de Deus para sermos capazes de olhar para Jesus e enxergar o Messias, como já explicava o apóstolo Paulo: "...ninguém pode dizer que Jesus é Senhor a não ser pelo Espírito Santo." (1Coríntios 12.3).
E como fazer para semear a unção e cuidar da Fé cristã? Bem, quando nós sabemos que Deus é Pai logo recebemos uma oração para desenvolver a nossa religação de dependência com Ele - e por isso devemos pedir: "Pai Nosso que está nos céus... que venha o teu reino e seja feita a tua vontade...". Sempre que pedimos o Reino com sinceridade, nós também buscamos e ficamos cheios da Pessoa do Espírito Santo, que oferece a unção do conhecimento do Messias.
E assim jamais seremos mentirosos diante de Deus. "E quem é mentiroso? Aquele que afirma que Jesus não é o Cristo. Quem nega o Pai e o Filho é o anticristo." (1 João 2. 22).
AJUDE o Instituto Vó Durvina, na educação e auxílio de adolescentes vulneráveis. Contato: (41) 9 99286-8895 / E-mail: contato@acpcuritiba.org.br (O Instituto Social Vó Durvina atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e resgatar a cidadania, oferecendo atividades recreativas e lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura e apoio escolar.) autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de teologia e ciências da religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário