J.R.R.Tolkien, o escritor de 'Senhor dos Anéis', observou que há 'mitos' acadêmicos que o Cristianismo transforma em realidade religiosa ao realizar os seus fundamentos na história dos homens.
No caso do pecado original de Adão e Eva, o fato histórico é que a humanidade disse Não! para Deus - e isto gerou uma existência solitária e enganosa para os seres humanos. Experiência que traz um vazio e dores que aflige a alma e o corpo de todo mundo.
Por isso que a palavra que melhor explica o reencontro religioso entre Deus e os Homens é 'Sábado' - situação criada para a Humanidade 'descansar' nos braços e na presença de Deus.
Ao anunciar as bênçãos desse encontro com Deus para a humanidade, Jesus explica rápido que estes momentos de perdão e cura, fazer o bem e oferecer misericórdia, arrependimento de pecados, estudo das Escrituras e convívio na Igreja de Jesus, bem, era porque Deus fez o Sábado para o Homem, ao invés de fazer o homem para o sábado.
Pois o grande problema do Pecado Original é a separação e orgulho que nos faz existir separados de Deus, de modo que os seres humanos se tornaram doentes crônicos - e assim, tudo que sabemos e sentimos, desejamos e buscamos além de não dar certo; vai dar errado.
Todas as minhas certezas e realidades emocionais, mentais e físicas com que observo, desejo e entendo a vida estão... doentes. Pois eu sou doente! Que dor.
Mas Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho para que todo aquele que n'Ele crer, não pereça doente, mas tenha saúde e viva, eternamente.
Eis um dos motivos porque Jesus diz ser o Senhor do Sábado, e a Biblia ensina que Ele mesmo é o próprio Sábado (descanso) de Deus para a humanidade.
Jesus leva os homens até a presença de Deus para que se arrependam e recebam perdão, e também um tratamento para essa doença existencial errante e solitária. Ele envia o Espírito Santo de Deus para nos consolar e abraçar, curar e ensinar nas Escrituras sobre a Pessoa que podemos ser no Evangelho de Cristo - especialmente, sobre como viver uma existência bendita junto de Deus, Pai; vivendo os mandamentos do sermão do monte.
O Amor original de Deus Pai ao enviar o Deus Filho Jesus de Nazaré ao mundo vence o pecado original da Humanidade. Feliz Natal!
AJUDE o Instituto Vó Durvina, na educação e auxílio de adolescentes vulneráveis. Contato: (41) 9 99286-8895 / E-mail: contato@acpcuritiba.org.br (O Instituto Social Vó Durvina atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e resgatar a cidadania, oferecendo atividades recreativas e lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura e apoio escolar.) autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de teologia e ciências da religião.
autor. Ivan Santos Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário