O Livro do Apocalipse na Biblia apresenta os fatos e informações da maneira como Deus governa a história da humanidade no mundo, desde a Páscoa Cristã.
Após Jesus de Nazaré sofrer e morrer, ressuscitar e andar com os discípulos aqui no planeta Terra, e finalmente subir aos Céus, então surgem novidades sobre o que Jesus realiza lá na dimensão celestial do Universo.
Descobrimos no cap. 5 de Apocalipse que Jesus (o Cordeiro que havia estado morto) vai em direçao ao Trono do universo e pega das mãos d'Aquele que lá está assentado, o Livro da História e relatos do futuro. Como bem descreve John Stott, este momento é aquele em que "o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi (ou seja, o Messias), venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (v.5), e então revelar os acontecimentos da história.
No cap. 6 de Apocalipse o Apóstolo João está lá nos céus e observa Jesus o Cordeiro abrir os selos, até que um ser e autoridade celestial diz: Venha! Nesse momento, João enxerga os 4 Cavaleiros do Apocalipse vindo sobre o planeta Terra. O primeiro cavaleiro montado no cavalo branco traz consigo a ideia da conquista e também justiça, como vemos nos últimos capítulos do livro. Na perspectiva da justica, o cavaleiro seria o próprio Senhor Jesus o Messias, representando a Justiça de Deus oferecida no Perdão do Evangelho de Cristo, para que a humanidade se arrependa e retorne para o Reino de Deus.
Assim, o primeiro cavaleiro do cavalo branco estaria cavalgando sobre a Terra desde a Ressurreição de Jesus, com a Justiça de Deus no Evangelho sendo anunciada por todo o mundo nos últimos 2 Milênios.
Junto do cavaleiro da justiça, vemos que Deus envia ao mundo outros três cavaleiros: "O segundo cavaleiro é vermelho e simboliza o derramamento de sangue, o terceiro é preto e simboliza a fome, e o quarto é amarelo (6.8) e simboliza a morte." (J Stott).
Dessa forma, aprendemos no livro do Apocalipse como Deus Todo-poderoso está governando o planeta há mais de 2000 anos, sendo que as realizações dos 4 Cavaleiros do Apocalipse cumprem os Planos de Deus para o nosso mundo, com as suas atividades sendo aprofundadas à medida que a volta de Jesus Cristo estiver próxima.
AJUDE o Instituto Vó Durvina, na educação e auxílio de adolescentes vulneráveis. Contato: (41) 9 99286-8895 / E-mail: contato@acpcuritiba.org.br (O Instituto Social Vó Durvina atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e resgatar a cidadania, oferecendo atividades recreativas e lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura e apoio escolar).
Ref. Stott, John. A biblia toda o ano todo. Edit Ultimato, 2007, p. 412 e 414.
autor. Ivan S R Jr é professor de teologia e ciências da religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário