Os Cristãos oram pelas Autoridades porque Deus Pai é Todo-poderoso criador dos céus e da terra, e reina sobre os homens!
Por isso, então, o Apóstolo Paulo convoca os cristãos a Orar pelas autoridades porque todas as Autoridades foram instituidas por Deus para proteger o inocente e para disciplinar com justiça os culpados. (Romanos 13.1).
Além de que um convívio social pacifico e pleno de liberdade religiosa, que enaltece os bons e castiga os maus também é responsabilidade das autoridades. (1 Timóteo 2.2 e 1 Pedro. 2.14).
Assim, os cristãos devem Orar e interceder continuamente pelas Autoridades do lar e escola, da polícia e do Estado etc, para que Deus interfira no coração de todos eles, de forma que a familia, comunidade e toda a sociedade tenham uma vida razoavelmente saudável - sem que a mentira, o roubo e o assassinato se tornem comuns em nossas vidas. (carta aos Romanos, cap. 13).
Essa orientação do Apóstolo Paulo não depende de quem é a autoridade que é o motivo da oração, e também não depende do coração e ética da autoridade - essa ordem é cumprida pelos cristãos porque 'nós' é que dependemos de Deus Pai.
Portanto, os cristãos oram pelas Autoridades porque tem Temor a Deus e desejam abençoar a vida humana em sociedade. E as Autoridades serão assim visitadas pelo poder da Graça comum de Deus para que exerçam seu ministério terreno de justiça com algum temor a Deus e respeito ao próximo, até o dia do juizo final - quando as autoridades públicas serão especialmente julgadas por Deus!
AJUDE o Instituto Vó Durvina, na educação e auxílio de adolescentes vulneráveis. Contato: (41) 9 99286-8895 / E-mail: contato@acpcuritiba.org.br (O Instituto Social Vó Durvina atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários e resgatar a cidadania, oferecendo atividades recreativas e lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura e apoio escolar.) autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de teologia e ciências da religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário