Esse texto tem objetivo didático de orientação para a disciplina Apologética do Curso de Teologia do Seminário Presbiteriano do Sul - extensão Curitiba. O texto contém resumos e citações longas, de diversos livros e obras, devendo ser utilizado somente como apoio do estudo da disciplina. Professor Ivan Santos Rüppell Jr, 2025.
ITEM 1. ANÁLISE E REFLEXÃO. PRÁTICA.
CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA IPB DE CURITIBA, Outubro 2023. ISAAC ZION. Oficina: Resumo e citações. Princípios e Práticas: MISSÃO STEIGER. "Alcançar e discipular a cultura jovem global". "Jovens que dificilmente entrariam numa igreja local em busca de respostas". 1. Buscar a cultura dos que não viriam para a igreja; 2. Não evangelizar, mas Sim compartilhar Jesus, indo de coração quebrantado para o encontro com essas pessoas; 3. Ser obedientes à grande comissão e comprometidos após movimentos de evangelização, já que Jesus nos chama para "caminhar" um a um; 4. Proclamar de forma criativa em situações públicas, dispostos a compartilhar o pensamento da Cruz de Cristo, estando disponíveis para ouvir e dedicar atenção às pessoas após anunciar o Evangelho ou nossa Fé, revelando interesse em estar ali para conversar sobre temas de significado e sentido; 5. É preciso se envolver nas notícias comuns e más notícias das pessoas a fim de falar das Boas notícias da Boa Nova; 6. Observar o modo como as pessoas estão "cansadas" durante a semana e utilizam a sexta-feira para "anestesiar a dor", observando e olhando para o movimento de Deus na cidade, estando em comunhão, oração e petição para ter amor aos perdidos; 7. O diálogo de Jesus com a samaritana revela interesse em ouvir, antes de falar; 8. Pregar com relevância requer entender a cosmovisão do grupo/população em que estou; 8. É precis estar no centro urbano com intencionalidade para comunicar Jesus... no clube, faculdade, trabalho...; 9. Faça as perguntas certas: Jesus e a Samaritana; 10. Deve-se buscar a Deus e pedir sabedoria para aproveitar as oportunidades de estar junto e ter comunhão diante de Deus com as pessoas; 11. Questões importantes pra conversar: O propósito da vida? O valor da espiritualidade? O que ocorre na morte? 12. Paulo entra no contexto da cidade e fala da cosmovisão de Deus em Atos 17; 13. O relacionamento deve ser uma caminhada que gera discipulado, perguntas e reflexão, interesse em compartilhar temas da fé; 14. Deve-se estar preparado para ficar atento e interessado nas pessoas, superando a ansiedade e angústia das questões pessoais; 15. Sensibilidade diante do Espírito Santo; 16. Oferecer uma oração é algo valioso e importante sempre; 17. Atenção para falar a linguagem das pessoas, de forma simples, ao invés da linguagem da igreja; 17. Orar junto de forma inclusiva, com petições em que nossa vida também conta; 18. Nas ruas, orar de olhos abertos, e até caminhando; 19. Dar um fechamento após a oração, abrindo oportunidade de continuar a conversa e caminhada, na busca de relacionamento; 20. Nessa perspectiva, os voluntários de um Impacto ou de um projeto de evangelização precisam estar treinados nestes processos.
TEXTO COMPLEMENTAR. Justiça Social Bíblica.
TEXTO COMPLEMENTAR. Parcerias e Atividades. Ação social e evangelização. Secretaria Presbiterial, Curitiba, 2024.
REFERÊNCIAS. CRAIG, William Lane. Apologética Contemporânea. tradução A. G. Mendes, Hans Udo Fuchs, Valdemar Kroker. - 2. ed. - São Paulo: Vida Nova, 2012.
AUTOR. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia, Igreja Presbiteriana do Brasil.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário