quinta-feira, 5 de julho de 2018

as INSTITUTAS do Cristianismo, de J CALVINO: para Grupos de ESTUDO (1)

INTRODUÇÃO AS INSTITUTAS DO CRISTIANISMO, de J CALVINO. A obra teológica “Institutas” do reformador protestante João Calvino é uma instrução básica, profunda e completa acerca do conhecimento do Cristianismo. A partir das premissas de Santo Agostinho e Martinho Lutero, Calvino apresentou a Fé Cristã segundo o pensamento dos Apóstolos e Pais da Igreja, desenvolvendo o formato do Credo Apostólico em edições sucessivas iniciadas em 1536 e finalizadas no ano de 1559. O Credo dos Apóstolos contém quatro divisões principais temáticas, que são: a crença em Deus como o Criador de todas as coisas; a crença em Jesus Cristo, o Filho de Deus; a crença no Espírito Santo; e a crença na Igreja Universal. De modo semelhante, a “Institutio” de J Calvino consiste em quatro livros: Livro I. Do conhecimento de Deus, o Criador. Livro II. Do conhecimento de Deus, o Redentor. Livro III. Da maneira de receber a graça de Cristo, e os efeitos que se seguem. Livro IV. Dos meios externos da graça. Este caderno de estudos para escola bíblica e grupos diversos contém citações das “Institutas” de J Calvino (*) e do Resumo das Institutas de J P Wiles. ESTUDO 1. Leitura Semanal: Domingo: Juízes 13.22; Segunda: Isaías 6.5; Terça-feira: Ezequiel 1.28; Quarta-feira: Daniel 8.18; Quinta-feira: Daniel 10.16-17; Sexta-feira: Romanos 1.22; Sábado: Romanos 1.19. Texto Bíblico básico: Romanos 17.22-31. LIVRO I - 1: SOBRE O CONHECIMENTO DE DEUS, O CRIADOR. O CONHECIMENTO DE DEUS E O CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS. Ninguém é capaz de ter uma boa compreensão de si mesmo se continuar ignorando a Pessoa de Deus. Pois não somos autossuficientes na nossa origem e nem conseguimos sobreviver no mundo por nossa própria capacidade. “A soma total da nossa sabedoria... abrange estas duas partes: o conhecimento que se pode ter de Deus, e o de nós mesmos.” A observação da majestade de Deus e das maravilhas da Sua criação propicia que reconheçamos a nossa pequenez, sensação que nos faz buscar a Deus com o correto temor, o que também nos faz deseja-lo intensamente para que nos abençoe ainda mais. Pois somente a boa compreensão da nossa pobreza e das limitações da humanidade nos indicará que a fonte de toda sabedoria está em Deus. E que é preciso desprezar todo conhecimento parcial para receber a verdade completa acerca de Deus. “Por outro lado, está certo que ninguém adquire qualquer conhecimento certo de si mesmo até ser trazido face a face com Deus.” O nosso orgulho naturalmente ensina que somos superiores, de tal forma que somente a perfeição do Senhor irá revelar a pequenez da nossa natureza humana. Nossa hipocrisia natural logo nos satisfaz com algo que é falso, e qualquer coisa que não é de todo ruim já consideramos boa e perfeita. “Até que olhemos mais alto do que a terra, pareceremos semideuses para nós mesmos." É necessário considerar as perfeições de Deus a fim de que nossa pretensa sabedoria seja percebida como uma tolice. “Surge daí aquele temor e espanto que tem caído sobre os que tem fé cada vez que tiveram consciência da presença de Deus. E frequentemente clamavam: “Com certeza vamos morrer, pois vimos a Deus” (Jz 13.22, Is 6.5, Ez 1.28, 3.14, Dn 8.18, 10.16-17). As experiências de Jó, Abraão, Elias e Isaías confirmam que somente a majestade de Deus revela a nossa verdadeira ignorância. Pois qual deveria ser a reação dos homens quando os próprios Querubins de Deus cobrem o rosto cheios de temor diante d´Ele? Eis as razões para saber que o melhor aprendizado indica que devemos aprender primeiro acerca do conhecimento de Deus, para só depois realmente aprender algo a partir do conhecimento de nós mesmos. LEITURA e DEBATE: "O nosso orgulho naturalmente ensina que somos superiores, de tal forma que somente a perfeição do Senhor irá revelar a pequenez da nossa natureza humana. Nossa hipocrisia natural logo nos satisfaz com algo que é falso, e qualquer coisa que não é de todo ruim já consideramos boa e perfeita. “Até que olhemos mais alto do que a terra, pareceremos semideuses para nós mesmos." É necessário considerar as perfeições de Deus a fim de que nossa pretensa sabedoria seja percebida como uma tolice.". 2: O QUE SIGNIFICA CONHECER A DEUS. Para que seja possível saber verdadeiramente quem é Deus, é preciso obter um conhecimento d´Ele que seja para o nosso bem e que nos faça honra-lo de modo adequado. Um conhecimento básico e real como aquele que Adão tinha antes da queda que afastou a humanidade de Deus. Ainda que o conhecimento da Pessoa de Deus que temos em Jesus Cristo seja essencialmente maior, pois não apenas sabemos que fomos criados e somos sustentados pra viver, e ainda agraciados por Deus em tudo nesta criação. Mas, bem mais do que isto, em Cristo nós percebemos como Deus governa a história dos homens com sabedoria e um cuidado amoroso inigualáveis – um entendimento que nos faz reconhecer como dependemos d´Ele para tudo, o que só aumenta a nossa gratidão. Pois qual é a utilidade de saber que Deus existe, se como afirma Epicuro, Ele deixa a vida nos levar de qualquer jeito? Ora, o conhecimento correto de Deus é aquele que nos faz busca-lo para d´Ele receber cada uma de suas bênçãos excelentes. Será possível ter algum conhecimento verdadeiro de Deus, caso esqueçamos que fomos criados por Ele e de que hoje mesmo Ele está sustentando todo este mundo? E de que toda a vida deve ser guiada pelas mãos d´Ele, pois toda a nossa história lhe pertence? A religião sincera surge quando o homem se afasta de qualquer pecado em razão de ter percebido o amor de Deus, e não por causa do medo do castigo. Eis a razão pela qual há muita gente religiosa no mundo, pois há pouca sinceridade de coração na alma dos homens. LEITURA e DEBATE: A religião sincera surge quando o homem se afasta de qualquer pecado em razão de ter percebido o amor de Deus (...)". 3: O CONHECIMENTO DE DEUS É IMPLANTADO NO CORAÇÃO DO HOMEM DE MODO NATURAL. A consciência da existência de Deus está em todos os seres humanos. O escritor Cícero disse que não existe um povo ou nação tão bárbaros a ponto de não saberem da existência de um Deus. A própria idolatria isto comprova, já que os homens preferem adorar pedaços de madeira e pedras a se declararem ateus. Eis a razão porque se diz que a religião não é uma invenção humana, ainda que homens espertos dela se utilizem para submeter as pessoas. Pois até estes enganadores tem a sua crença e junto deles também alguns dos piores homens, como Caio Calígula, que despreza a Deus, mas treme diante do Altíssimo ao menor sinal da ira divina. Eis porque se sabe que a existência de Deus é uma verdade que nenhum homem consegue arrancar de seu coração. 4: ESTE CONHECIMENTO É ABAFADO OU CORROMPIDO, PARCIALMENTE PELA IGNORÂNCIA E PARCIALMENTE PELA MALDADE. Embora todos os homens tenham esta semente religiosa em si mesmos, nenhum deles sequer consegue faze-la amadurecer corretamente, de modo que não há piedade verdadeira no mundo. Mas esta tolice gravíssima não os livra, porém, de serem responsabilizados por sua rebeldia e de serem culpados por sua vaidade. Pois rapidamente analisam Deus a partir de si mesmos enquanto único padrão de avaliação. Eis como naturalmente se afastam do Deus verdadeiro a fim de se apaixonarem por um sonho do próprio coração, conforme afirma Paulo: “Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos.” (Rm 1.22). As palavras de Davi: “Os tolos dizem em seu coração: “Não há Deus”; trata destes homens que sufocam em si mesmos a luz da revelação natural da grandeza de Deus. Davi afirma que eles negam Deus totalmente quando desacreditam em seu governo ao dizer que o Senhor está ausente da história. E explica que não há temor algum em seus corações, pois até se orgulham de suas maldades. Mas ainda que desprezem a Deus, eis que o Senhor os chama para seu tribunal vez ou outra pela voz das suas consciências. Tal entendimento esclarece o grave engano de toda religiosidade comum dos homens a partir de seus próprios fundamentos. Pois esquecem que a religião verdadeira precisa ser completamente definida tendo por base o verdadeiro ensino de Deus. Eis porque Paulo disse aos Efésios que continuariam distantes de Deus, caso permanecessem sem um conhecimento correto do único Deus verdadeiro. A culpa dos seres humanos é gravíssima, então, pois somente buscam a Deus quando seu próprio medo a isto lhes obriga. E rápido praticam suas próprias regras e ritos num projeto religioso enganoso tentando agradar a Deus, esquecendo que estas atitudes os tornam ainda mais desobedientes à luz das verdades divinas. Eis como no cotidiano de suas vidas tornam-se regularmente desobedientes, procurando sempre ficar de bem com Deus através de uma falsa religiosidade – maneira pela qual acabam apagando de seus corações as fagulhas do conhecimento de Deus que naturalmente carregam consigo. Desprezam Deus na riqueza e correm atrás d´Ele nas dificuldades. E revelam através de falsas orações curtas que não desconhecem o Senhor, mas sim, escondem de si mesmos o conhecimento de Deus que existe em seus corações. LEITURA e DEBATE: Eis como no cotidiano de suas vidas tornam-se regularmente desobedientes, procurando sempre ficar de bem com Deus através de uma falsa religiosidade (...)". 5: O CONHECIMENTO DE DEUS RESPLENDE NA ESTRUTURA DO UNIVERSO E NO GOVERNO CONTÍNUO DO MESMO. “Como a sua natureza essencial é incompreensível e está oculta à inteligência humana, ele gravou em cada uma de suas obras certos sinais da sua gloriosa majestade, pelos quais ele se dá a conhecer segundo a nossa diminuta capacidade.”(*) É impossível abrir os olhos para enxergar a natureza da criação e ainda ignorar a Pessoa de Deus. Pois Ele se revela na estrutura do mundo, ainda que seu Ser essencial permaneça oculto. Eis o motivo para que o Salmo 19 descreva a natureza e o mundo em um movimento que deseja apresentar o próprio Deus, algo que o Apóstolo Paulo explicou ser o modo como Deus revela seu grandioso poder através das coisas que foram criadas. (Romanos 1.19). “Estamos cercados por todos os lados pelas provas da maravilhosa sabedoria do Criador.” Existem obras de Deus que estão visíveis a todas as pessoas e há outras que somente os cientistas conseguem entender, como as órbitas e movimentos dos planetas e estrelas – que são segredos da sabedoria divina. A própria anatomia do corpo humano revela a destreza e exatidão do Criador da humanidade, o que motivou filósofos a definirem o “homem (como) um microcosmo, um pequeno mundo, porque ele é uma amostra tão maravilhosa do poder, da bondade e da sabedoria de Deus.” Enfim, Deus não está longe de cada um de nós (Atos 17.27), mas é preciso buscá-lo além do conhecimento que temos quando apenas analisamos o nosso próprio organismo e toda a criação. LEITURA e DEBATE: É impossível abrir os olhos para enxergar a natureza da criação e ainda ignorar a Pessoa de Deus. Pois Ele se revela na estrutura do mundo, ainda que seu Ser essencial permaneça oculto. CONCLUSÃO Eis a vergonhosa ingratidão dos seres humanos diante da Pessoa de Deus, pois cada vez que percebem algum traço de grandeza e sabedoria em si mesmos ou na criação, rapidamente exaltam a si próprios ou correm para valorizar outra "obra" da natureza. Eis a maneira como desprezam Deus e o conhecimento que Ele está revelando. “Que coisa! Todos os tesouros da sabedoria divina hão de conspirar para dirigir um “verme” de 1,60 de altura, e Deus não há de ter voz ativa no governo do Universo?” Homens enganadores ensinam que a própria alma humana tem uma existência controlada e restrita somente ao corpo do homem, desenvolvendo falsamente a afirmação de Aristóteles de que a alma teria seus próprios órgãos assim como o corpo. Negam a grandeza de Deus e exaltam a natureza em seu lugar. Ignoram tanto o conhecimento científico quanto as sensações do espírito humano que sempre superam a nossa natureza biológica elementar. “O que devemos dizer acerca de tais coisas, senão que as marcas da imortalidade são indelevelmente impressas sobre a natureza humana? Aquilo que alguns tagarelas falam acerca de uma inspiração secreta que vivifica o universo inteiro não é apenas fraco – é totalmente ímpio. Como pode a piedade ser produzida e nutrida nos corações dos homens por esta vã especulação acerca de um intelecto que anima e vivifica o universo?” O correto seria dizer que o próprio Deus estabeleceu e organizou a natureza a fim de jamais confundirmos o Criador com suas obras. “Ademais, quantas manifestações ilustres do poder de Deus nos compelem a pensar n´Ele! Ele sustenta pela Sua própria palavra este arcabouço ilimitado do céu e da terra...”. Deus faz brilhar os céus com trovões e tempestades enquanto movimenta as ondas fortemente e as controla pelas mãos para que fiquem quietas. O Livro de Jó e as profecias de Isaías dão diversos testemunhos acerca do poder de Deus que visualizamos na natureza. Deus revela seu poder enquanto governa as atitudes dos homens e a história da humanidade através da sua Providência! E todos os dias Ele abençoa a todos, ao mesmo tempo que declara sua bondade para com os justos e juízo com os maus. Ao mesmo tempo sabemos que Deus castiga certos crimes hoje, enquanto outros somente serão penalizados no futuro. “Esta providência de Deus é ensinada no Salmo 107.” Deus ajuda os aflitos e protege os perdidos, cura enfermos e levanta os humildes para derrubar os orgulhosos. Tudo que os homens consideram obra do destino ou acaso são provas do cuidado providencial de Deus no mundo. E como o verdadeiro conhecimento de Deus é aquele que deve servir ao nosso bem, a orientação é investigar a vida e a criação para engrandecer a Deus, não para saber mais do mistério de Sua personalidade gloriosa essencial. É importante não esquecer que este conhecimento de Deus que estou apresentando é apenas uma prévia da vida futura completa que ainda existe. Todas as desgraças e injustiças que vemos dia a dia serão tratadas e julgadas por Deus no tempo oportuno, pois conforme diz Agostinho, se todo pecado fosse castigado hoje, não haveria juízo futuro e nem providência no tempo presente. Mas a ignorância dos homens permanece, já que rapidamente passam a acreditar no acaso da vida e esquecem que Deus governa a história diária da humanidade pela sua providência. Eis o motivo pelo qual Paulo afirma que negar a verdadeira religião da revelação de Deus é rejeitar a fé – sempre! Pois somente o Evangelho irá oferecer o conhecimento verdadeiro e uma consequente adoração digna de Deus aos homens. Eis a razão essencial pela qual sabemos que o maravilhoso brilho da criação sobre a humanidade não é capaz de nos orientar pelo caminho correto diante da Pessoa de Deus. Todos “precisamos de outro guia, de uma luz mais brilhante, para nos trazer ao verdadeiro conhecimento do nosso Criador.” LEITURA e DEBATE: a) Embora todos os homens tenham esta semente religiosa em si mesmos, nenhum deles sequer consegue faze-la amadurecer corretamente, de modo que não há piedade verdadeira no mundo. Mas esta tolice gravíssima não os livra, porém, de serem responsabilizados por sua rebeldia e de serem culpados por sua vaidade. Pois rapidamente analisam Deus a partir de si mesmos enquanto único padrão de avaliação. Eis como naturalmente se afastam do Deus verdadeiro a fim de se apaixonarem por um sonho do próprio coração, conforme afirma Paulo: “Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos.” (Rm 1.22). b) E como o verdadeiro conhecimento de Deus é aquele que deve servir ao nosso bem, a orientação é investigar a vida e a criação para engrandecer a Deus, não para saber mais do mistério de Sua personalidade gloriosa essencial. (Próximo Estudo) 2: A FIM DE CHEGAR A UM VERDADEIRO CONHECIMENTO DO SEU CRIADOR, O HOMEM PRECISA DA ORIENTAÇÃO E DO ENSINO DAS SAGRADAS ESCRITURAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário